Confira fotos e resultados do Campeonato Paulista Estudantil 2018

Certame realizado na Associação Portuguesa de Desportos marcou a volta do principal torneio interescolar de judô de São Paulo ao calendário de eventos da FPJudô

Campeonato Paulista Estudantil
23 de setembro de 2018
Por PAULO PINTO / Fotos CRISTIANE ISHIZAVA/JUDÔ NACIONAL
São Paulo – SP

Reunindo atletas de mais de uma centena de escolas do ensino fundamental, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou no sábado (15) o Campeonato Paulista Estudantil 2018.

Dirigentes perfilados durante a execução do Hino Nacional

Certame classificatório para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), o paulista estudantil desta temporada teve a participação recorde de 700 judocas aproximadamente, o que por si só mostra a importância de a competição ser realizado por uma entidade oficial que conhece as particularidades e minúcias da modalidade.

Mesa de honra

O Campeonato Paulista Estudantil visa a inserir os estudantes na prática esportiva, e destina-se aos atletas das classes sub 13 e sub 18 matriculados nas escolas das redes pública e privada, garantindo vaga para os Jogos Escolares da Juventude, torneio organizado e realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Judocas durante a cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura reuniu diversas autoridades esportivas, entre as quais Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô; Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô; José Jantália, vice-presidente da FPJudô; Hissato Yamamoto, delegado da 1ª DRJ Capital; Cláudio Calasans, delegado da 2ª DRJ Vale do Paraíba; Celso de Almeida Leite, delegado da 15ª DRJ Grande Campinas; e os professores kodanshas Takeshi Nitsuma, Belmiro Boaventura da Silva, Paulino Tohoru Namie; Antônio Honorato de Jesus, Orlando Sator Hirakawa; Gildemar de Carvalho; Leandro Alves Pereira, Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, Ivo Vieira Nascimento, Milton Ribeiro Correa, Solange Pessoa, Uishiro Umakakeba e Rubens Pereira.

José Jantália coordenou os procedimentos da cerimônia de abertura

Em seu depoimento Alessandro Puglia destacou a importância do Campeonato Paulista Estudantil voltar a ser realizado pela FPJudô.

“Na verdade, as coisas aconteceram muito rapidamente e fomos escalados quase na data limite. Não conseguimos fazer o planejamento habitual, mas a competição foi coroada de sucesso. Há muitos anos não realizávamos esta disputa e nos surpreendemos com o número de atletas inscritos, pois não houve tempo para divulgar que realizaríamos esta edição. O paulista infantil abrange as classes sub 13 e sub 18, que pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo são denominadas de mirim e infantil. Esperamos que daqui por diante a diretoria de eventos da Selj compreenda que eventos desta magnitude só podem ser realizados pelas entidades oficiais, que conhecem as regras e possuem estrutura física e técnica para realizar competições de grande porte”, explicou o presidente da FPJudô.

Alessandro Puglia comandou toda a equipe que organizou e realizou o paulista estudantil em tempo recorde

Francisco de Carvalho detalhou a estrutura montada para a esta edição do Campeonato Paulista Estudantil.

“Para atender as exigências da Selj, montamos oito áreas de disputa nas quais dividimos os judocas do masculino e feminino das classes sub 13 e sub 18. Nos últimos anos esta competição foi realizada por uma empresa de eventos que não reunia a estrutura técnica e física necessárias para executar a competição. No fim das contas eles pediam auxílio e acabávamos atendendo, já que não podíamos permitir que o judô ficasse fora dos Jogos Escolares”, explicou o dirigente.

“Os alunos que estão matriculados no ensino fundamental e praticam judô são todos filiados à FPJ. Não há como alguém ser judoca de rendimento e não estar filiado à nossa entidade. O resultado prático de toda esta operação, que felizmente voltou a ser realizada por nós, foi o seguinte: recebemos quase 700 atletas, o nível técnico foi bastante elevado, fizemos um evento grandioso e São Paulo vai a Natal (RN) disputar os Jogos Escolares da Juventude com uma equipe muito forte”, disse Francisco de Carvalho, que concluiu enaltecendo a coordenação técnica da FPJudô.

Judocas das classes sub 13 e sub 18 fazendo o juramento do atleta

“Graças ao empenho e à destreza de nossa equipe técnica, brilhantemente comandada pelo professor Kimura, a competição terminou antes das 17 horas. Aproveito para agradecer ao Joseph e a toda a diretoria da Portuguesa de Desportos pelo empenho na realização deste evento no ginásio de esportes do clube em tempo recorde”, finalizou o dirigente.

Dirigentes, árbitros e atletas executando o rei inicial

Etapa final dos Jogos Escolares da Juventude

Os campeões de todas as classes e pesos representarão o Estado de São Paulo na fase final dos Jogos Escolares da Juventude que serão realizados em Natal, no Rio Grande do Norte, entre 12 e 25 de novembro.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e em suas fases regional e final a competição reúne milhares de atletas em modalidades individuais e coletivas.

 

Atletas perfilados durante a execução do Hino Nacional

Confira a classificação individual da competição

 

CLIQUE AQUI e confira a documentação fotográfica do evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *