Lutadores brasileiros abrem as competições da modalidade na Arena Carioca 3

TKDJO2

A primeira lutadora a estrear no taekwondo, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi Iris Sing. Em casa, a brasileira não desperdiçou a oportunidade de iniciar bem sua trajetória na Rio 2016 e venceu Andrea Kilday, da Nova Zelândia, por 7 a 5, na Arena Carioca 3.

O placar expressa um combate apertado, contudo, não foi bem assim. Dominante durante quase todo o embate, Iris levou um susto apenas na parte final. Ela vencia por 7 a 2 e demonstrava tranquilidade – até que um chute na cabeça desferido pela adversária reduziu a diferença para apenas dois pontos. A atleta visitante foi para o tudo ou nada, Iris segurou o ímpeto, se esquivou das tentativa de socos e chutes e faturou a vaga para as quartas de final, que acontecem às 15h.

– Foi a primeira luta do campeonato, o que pra mim é o mais difícil. Agora vou para o apartamento, fazer fisioterapia e uma banheira de gelo para ver se dá uma recuperada. Ano passado fui para 18 países. Eu praticamente não treinei. Só viajava e competia. Foi uma jornada muito longa para chegar até aqui. Ano passado foi muito desgastante. Mas conseguimos treinar um pouco nesse começo de ano para tentar trazer essa medalha para o país – declarou Iris na zona mista.

Logo depois de Iris Sing lutar, outro atleta canarinho entrou em ação: Venílton Teixeira, do Amapá. O atleta, da categoria até 58kg, anotou um placar elástico contra o israelense Ron Atias: 16 a 2. Com a pontaria afiada para conectar chutes na cabeça do oponente, o brasileiro abriu 3 a 0 na etapa inicial e, pouco a pouco, foi construindo o resultado.

O treinador de Atias solicitou o auxílio do replay para que a arbitragem pudesse ver se o seu atleta havia atingido o protetor de tórax do oponente, no entanto, conseguiu reduzir um ponto de Venílton – nada que o colocasse em perigo.

No fim do confronto, Atias conectou um chute no brasileiro quando o cronômetro havia zerado, Venílton abriu os braços em reclamação, mas não se estendeu e cumprimentou a torcida, que gritou seu nome. O atleta passou pelos jornalistas na zona mista declarando que dará entrevistas apenas ao fim do dia e, mancando – sentindo dores na perna esquerda – destacou que precisará colocar gelo para se recuperar para o próximo duelo.

Por MARCELO BARONE/Globo.com I Fotos GETTY IMAGES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.