Comentários do último dia de competição dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – por Paulo Duarte

Judo_Rafael-Silva_Londres-2012-225x300Brasil fecha o último dia de competição com mais uma medalha. Os pesos pesados Maria Suelen (+ 78 kg) e Rafael Silva (+ 100 kg) nos representaram no fechamento das competições da 23ª terceira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Suelen não resistiu ao melhor judô apresentado pela atleta sul – coreana, enquanto que, Rafael em uma de suas melhores apresentações dos últimos tempos conquistou a medalha de bronze. O Brasil encerrou sua participação com 3 medalhas (1 de ouro e 2 de bonze).

Maria Suelen x Kim (KOR)
As duas atletas canhotas, começaram a luta com boa movimentação, segurando o quimono sem dificuldades. A coreana buscava uma pegada mais alta para fazer osotogari e Suelen segurando mais embaixo mantinha uma boa postura. A primeira entrada coube a brasileira que encadeou um sodetsurikomigoshi, mas não conseguiu pontuar. A atleta coreana percebeu que havia dado muito espaço e, por isso, o sodetsurikomigoshi encaixou. Como vinha segurando em cima encurtou os espaços para não ser mais atacada. Assim conseguiu aplicar um osotogari que derrubou Suelen, mas esta caiu de frente. A luta continuou com muito equilíbrio entre as duas lutadoras, mas o domínio da pegada por parte da coreana acabou por ser determinante para a conquista de uma pontuação. Um sotomakikomi muito bem apliclhe valeu um yuko e a vitória.

Rafael Silva x Pileta (HON)
O atleta de Honduras dificultava a pegada de Rafael e isso fez com que a luta se desenrolasse sem maiores emoções até que, Rafael conseguiu estabilizar sua pegada. Sentindo que tinha o controle das ações e a proximidade do atleta hondurenho, disparou um sotomakikomi e obteve um wazari. Sendo controlado por Rafael e perdendo por uma pontuação muita alta, o hondurenho entrou em desespero e foi aplicar um osotogari. Levou um contragolpe do próprio osotogari (osotogaeshi) e sofreu mais um wazari que totalizou um ippon.

Rafael Silva x Saidov (URSS)
A luta começou com o atleta russo impondo sua pegada no alto da gola do brasileiro. Rafael sentindo a pressão da pegada de Saidov tentou fazer um ipponseoinage e foi punido com shidô. Saindo na frente com shidô muito cedo, o atleta russo já estava pensando em administrar essa vantagem e deixou de atacar. Foi também punido com shidô. O empate no placar deu novo alento à Rafael que passou a comandar as ações. O atleta russo foi novamente punido com um shidô. Tendo o placar desfavorável e percebendo como seria difícil revertê-lo Saidov partiu para o ataque porque nada mais lhe restava. Neste momento, levantou o braço para tentar segurar no alto da gola do quimono de Rafael, mas foi surpreendido com um sotomakikomi e caiu de ippon.

Rafael Silva x Rinner (FRA)
Uma luta esperada por todo o público que lotava a Arena carioca 2. Os dois gigantes de 2,03 mts estavam, mais uma vez, se encontrando. Na disputa de pegada, Rafael leva um shidô por estar impedindo a pegada do francês. Rinner consegue estabilizar sua pegada e Rafael sofre mais um shidô. Após essa punições Rafael consegue equilibrar as ações e a luta seguia sem maiores riscos para ambas as partes, até que Rinner encadeou um ukiwaza e conquistou um wazari. Com uma vantagem significativa, Rinner segurou muito forte no quimono de Rafael e conseguiu que no final Rafael fosse punido com mais um shidô. Fim de luta.

Rafael Siva x Meier (HOL)
A luta com o forte atleta da Holanda exigiu de Rafael um cuidado muito grande. Ele usa como estratégia não permitir que o adversário segure com as duas mãos o seu quimono. Ele faz isso com tamanha habilidade que não sofre punição por este ato. Rafael sofreu muito durante a luta; por mais que tentava não conseguia estabilizar a sua pegada. Demonstrando que queria realmente segurar o quimono de Meier, Rafael fez com que ele fosse punido com shidô. Meier não contava que Raffael continuasse a pressioná-lo porque o placar já lhe era favorável. Porém, Rafael continuou a pressioná-lo e ele foi punido com o segundo shidô. Percebendo que não tinha outro caminho, partiu para cima de Rafael na ânsia de vê-lo também punido. Conseguiu. Rafael foi punido com um shidô, mas não dava tempo para mais nada. Rafael venceu.

Rafael Silva x Tangriev (UZB)
Tangriev estava visivelmente fora de suas melhores condições físicas. Apresentava estar muito cansado. A luta anterior exigiu muito dele, porque foi decidida no golden score. Sabendo que poderia tirar partido disso Rafael não se exasperou. fez uma luta muito consciente. Segurou o quimono de Tangriev e se movimentou em várias direções sem esboçar nenhum ataque. Os dois foram punidos com shidô por falta de ataque. Rafael começou, então, a buscar a pegada no quimono de Tangriev. Por esconder o braço e não deixar que Rafael efetuasse a pegada, Tangriev recebeu o segundo shidô. Completamente entregue por falta de condições físicas, Tangriev sofreu um sotomakikomi que valeu um yuko. Rafael ficou com a medalha de bronze.

1930741_858178880957301_7921056747546354276_n

PauloDuarte

 

Paulo Duarte – Kodansha, autor do livro Judô – A educação para todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.