Campeã olímpica do judô, Rafaela Silva é flagrada no exame antidoping

Instituto Reação convoca uma coletiva para falar sobre o caso da judoca da categoria -57kg e atual quarta colocada do ranking mundial nesta sexta-feira no Rio de Janeiro

Por Gabriel Fricke e Paulo Conde — Rio de Janeiro, RJ
Foto: Cristiane Ishizava/Judô Nacional

Campeã mundial, pan-americana e olímpica, a judoca Rafaela Silva, de 27 anos, foi flagrada no exame antidoping. O Instituto Reação, onde a atleta treina, convocou uma coletiva para esta sexta-feira, às 15h, na sede da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) na Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para explicar o caso.

Conforme apuração do GloboEsporte.com, Rafaela Silva será representada por Bichara Neto, mesmo advogado que defende Gabriel Santos. O nadador teve detectado clostebol em um teste de urina feito no dia 20 de maio, em São Paulo, e pegou 12 meses de suspensão, mas tenta reduzir a pena. Não se trata, contudo, da mesma substância que apareceu no exame de Rafaela, que ainda não foi confirmada.

Rafaela Silva está em busca da classificação para sua terceira Olimpíada, em Tóquio, no Japão, como uma das favoritas para a medalha. Ela é a atual campeã olímpica com o ouro dos Jogos do Rio 2016. No momento, a brasileira está em quarto lugar no ranking mundial da categoria e é um dos principais nomes do país nessa modalidade.

Após os Jogos Pan-Americanos de Lima, onde foi medalhista de ouro, Rafaela Silva disputou o Mundial de Judô, em Tóquio, no Japão, onde ganhou a medalha de bronze após vencer a francesa Sarah-Léonie Cysique.

Ela também ajudou a equipe mista do Brasil a ficar com o terceiro lugar nessa mesma competição. A carioca é a primeira brasileira a sagrar-se campeã mundial de judô. Foi em 2013, na edição do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.