Judô paulista inicia a temporada com troca de dirigentes e inovações na área técnica

Reunião dos delegados impõe nova dinâmica no calendário esportivo, anuncia novas parcerias e evidencia a constante busca pela excelência esportiva

Gestão Esportiva
20/01/2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS/FPJUDÔ
São Paulo – SP

Como ocorre anualmente, neste sábado (19) o judô paulista deu o hajime na temporada 2019 com o tradicional evento que reúne delegados, coordenadores técnicos e tesoureiros das 16 delegacias regionais, além dos coordenadores de áreas, colaboradores e dirigentes da Federação Paulista de Judô (FPJudô).

Roberto Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô

Além das questões que envolvem os calendários do judô estadual e nacional, no encontro foram discutidos temas das áreas fiscal, arbitragem, jurídica e técnica da modalidade.

Os protagonistas do encontro foram Roberto Joji Kimura, coordenador técnico; Júlio Sakae Yokoyama, presidente do TJD; Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô; José Antônio Jantália, vice-presidente da FPJudô; e Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô.

Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô

Dois novos delegados regionais

Nesta temporada, duas delegacias regionais estão sob novo comando. Na 9ª DRJ ABC, o professor kodansha José Gildemar de Carvalho, o Gil, substituiu o também professor kodansha Júlio César Jacopi, que assume a supervisão de eventos da FPJudô.

Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô

Em seu pronunciamento, Jacopi agradeceu o apoio recebido dos dirigentes e demais delegados regionais no período em que esteve à frente da 9ª DRJ ACB.

“Desejo enorme sucesso ao professor Gil e me despeço da gestão da 9ª delegacia regional agradecendo a confiança em mim depositada pelos dirigentes da federação paulista. Faço também um agradecimento especial aos demais delegados regionais que sempre apoiaram e prestigiaram as nossas iniciativas”, disse o novo supervisor de eventos da FPJudô.

A reunião dos delegados aconteceu no auditório Morumbi, do Pampas Palace Hotel de São Bernardo do Campo

Na 10ª DRJ Central, o professor Leandro Tomé de Correa substituiu o professor kodansha Roberto Joji Kimura, que a partir de agora poderá dedicar mais tempo à coordenação técnica do judô paulista.

Troca no comando da arbitragem bandeirante

Professor kodansha e árbitro FIJ A, Takeshi Yokoti é o novo coordenador de arbitragem da Federação Paulista de Judô. Delegado da 16ª DRJ Sul Itapeva, Yokoti substitui o experiente árbitro FIJ A Edison Minakawa, atual gestor nacional de arbitragem da CBJ e diretor de arbitragem da Federação Sul-Americana de Judô.

José Antônio Jantália, vice-presidente da FPJudô

No encontro, Edison Minakawa agradeceu o apoio recebido dos dirigentes e árbitros paulistas e desejou boa sorte ao seu sucessor.

“É com grande alegria e total confiança que transfiro o bastão da arbitragem paulista para meu colega Takeshi Yokoti, um dos mais importantes e experientes árbitros do Brasil na atualidade. Eu vinha acumulando a gestão de três importantes setores da arbitragem continental, nacional e estadual, e isso me sobrecarregava. Achamos que era hora de transferir a gestão paulista para meu colega Takeshi, a quem desejo enorme sucesso”, explicou Minakawa.

Várias mudanças na área técnica

A área técnica apresentou mudanças significativas que visam a proporcionar maior desenvolvimento técnico ao judô paulista desde a base ao alto rendimento.

Entre as mudanças, destacamos: a criação da classe sub 12 feminina no Campeonato Beneméritos, a introdução de mais um peso no Campeonato Paulista por Faixas, a pontuação no ranking nacional classe sênior na Copa São Paulo, a criação do ranqueamento da classe sub 15 da divisão especial e realização da Copa Ajinomoto Open, que será uma entrada para o Campeonato Paulista e vai pontuar no ranking estadual.

Edison Minakawa, Valdir Melero, Luis Alberto dos Santos, Adib Bittar Júnior, Alessandro Puglia, José Jantália, Francisco de Carvalho, Michiharu Sogabe, Dante Kanayama e Inácio Hirayama compuseram a mesa de honra

Nas classes sênior e adulto, foram extintas as categorias superligeiro 55kg masculino e 44kg feminino. O tempo de luta e golden score aspirante sub 15, sub 18 e adulto será de um minuto. Do M1 a M6 serão três minutos de luta e golden score infinito. No M7, o tempo de luta ficará em 02:30 minutos e golden score, em um minuto.

Júlio Sakae Yokoyama, presidente do TJD da FPJudô

Na classe sub 9 da divisão aspirante dos campeonatos paulistas regional, inter-regional e final, agora haverá repescagem para todos os atletas. E na Copa São Paulo Open, todos os atletas desta classe serão premiados. Joji Kimura detalhou por que a coordenação técnica paulista fez essa mudança no sub 9.

“Entendemos que esta classe não deve ser competitiva, mas queremos oferecer o maior estímulo possível para que as crianças se interessem verdadeiramente pelo judô. As escolas de idiomas pregam que é justamente nesta fase que as crianças desenvolvem maior capacidade de assimilação, e com estas mudanças buscamos inserir nos pequenos judocas os valores socioeducativos que o judô possui”, disse o coordenador técnico da FPJudô.

No encontro, Francisco de Carvalho reafirmou que os delegados regionais formam um grupo forte que dá sustentação técnica, organizacional e política para o presidente da entidade

Joji Kimura explicou que uma das principais mudanças desta temporada foi a extinção dos campeonatos regionais de todas as delegacias regionais da divisão especial e a criação do Campeonato Open. “Esta iniciativa visa a melhorar a peneira de forma geral. Acreditamos que a médio e longo prazos essa mudança vai oferecer maior intercâmbio técnico, aprimoramento e equilíbrio dos atletas. Estamos investindo na diversidade técnica dos nossos judocas”, explicou Kimura.

Inácio Hirayama, tesoureiro da FPJudô

Avaliação do encontro

Alessandro Panitiz Puglia avaliou o encontro positivamente e espera que as mudanças implementadas pela área técnica proporcionem os efeitos desejados.

“Apostamos nas medidas adotadas pela coordenação técnica e desejamos que todas imprimam maior dinâmica em cada uma das classes que sofreram mudanças. Objetivamos o melhor equilíbrio possível das seleções que representam o Estado de São Paulo e maior projeção dos nossos atletas nos cenários nacional e continental”, disse o presidente da FPJudô.

Alessandro Puglia enalteceu a atuação de Edison Minakawa, na coordenação de arbitragem do judô paulista

Francisco de Carvalho Filho destacou o espírito de união e coesão que norteia a gestão do judô em todo o Estado de São Paulo.

“Tenho certeza de que as inovações implementadas pela coordenação técnica projetarão ainda mais o judô paulista no cenário nacional. Dou as boas-vindas ao Gil e ao Leandro Tomé, os novos delegados regionais, e também ao professor Takeshi, nosso novo coordenador de arbitragem. Esta foi uma das melhores reuniões dos delegados realizadas até hoje. Além das mudanças promovidas nos vários setores da entidade, o judô paulista deu exemplo de democracia, união e coesão. As medidas foram aprovadas por meio do voto e o judô paulista sai de São Bernardo do Campo fortalecido. Unidos, mantemos a proposta de preservar os valores judoístas e o ideal de buscar a excelência na gestão esportiva”, disse o professor Chico.

Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJudô

Júlio César Jacopi deixou o comando da 9ª DRJ, e assumiu a supervisão de eventos da FPJudô

Vista frontal da mesa de honra

Edison Minakawa agradeceu o apoio recebido e endossou a indicação de Takeshi Yokoti

Delegados regionais e colaboradores que participaram do encontro

Alessandro Puglia, Takeshi Yokoti, Edison Minakawa e Francisco de Carvalho

Alessandro Puglia faz entrega de brinde a Dante Kanayama, coordenador dos exames de graduação da FPJudô

Alessandro Puglia entrega brinde a Gerado Siciliano

Francisco de Carvalho cumprimenta Gil de Carvalho, o novo delegado regional da FPJudô

Alessandro Puglia entrega brinde a Luiz Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô

Delegados, dirigentes e colaboradores que participaram na reunião dos delegados de 2019Share 203 Tweet 0  0 

 Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.