COM 23 ESTADOS NO PÓDIO, JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE CONFIRMAM NACIONALIZAÇÃO DO JUDÔ BRASILEIRO

26 de novembro de 2018
Fonte COB – Comitê Olímpico Brasil
Foto: Cristiane Ishizava/Judô Nacional
Natal – RN

Representantes das cinco regiões do país vão ao pódio nas duas faixas etárias, de 12 a 14 e de 15 a 17 anos

 

Modalidade que mais deu medalhas ao Brasil em Jogos Olímpicos (22), o judô mostrou em Natal (RN) que o sucesso do país no esporte passa diretamente por sua capacidade de revelar talentos em todo o território nacional. Nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude, 23 estados conquistaram medalhas dentre os 26 que enviaram atletas para a competição (o Acre foi o único sem representantes, enquanto Roraima, Pará e Tocantins não foram ao pódio).

Com estados cada vez mais fortes, a concorrência interna faz com que os judocas estejam em constante evolução e não caiam na zona de conforto. O melhor exemplo da nacionalização do judô brasileiro é a piauiense Sarah Menezes, que disputou os Jogos Escolares e, anos mais tarde, sagrou-se campeã olímpica em Londres 2012.

Na categoria 12 a 14 anos, as cinco regiões tiveram medalhistas tanto no masculino como no feminino. Foram 20 estados que subiram ao pódio, com destaque para São Paulo (13 medalhas), Rio de Janeiro (8), Rio Grande do Norte (6) e Paraná (6).

 

No 15 a 17 anos, a situação é parecida: 19 estados tiveram medalhistas. No entanto, o Nordeste se destacou entre os homens, sendo a região que mais ganhou medalhas: 11. No total de pódios da categoria, Rio de Janeiro e São Paulo lideraram: 9 e 8, respectivamente. Os dois estados foram seguidos por Rio Grande do Sul (7) e Pernambuco (6).

 

Somando os resultados das duas faixas etárias, outros dois estados com tradição na modalidade registraram número expressivo de medalhas: o Distrito Federal, com 9, e o Mato Grosso do Sul, com 8.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Confira os resultados abaixo:

 

SUMULAS GERAL JOGOS ESCOLARES

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.