NATAL RECEBE A MAIOR EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE DA HISTÓRIA

11 de novembro de 2018
Por COB – Comitê Olímpico Brasil
Natal – RN

 

Mais de 5 mil atletas de todo o Brasil representando 2.100 escolas participam da competição. Investimento na cidade inclui 36 mil diárias de hotel

Natal recebe a partir desta segunda-feira, dia 12, a primeira edição nacional do novo formato dos Jogos Escolares da Juventude. Atletas nas duas faixas etárias – 12 a 14 e 15 a 17 anos – competirão juntos pela primeira vez, transformando a competição na maior de todas as edições já realizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil. Os benefícios para a cidade serão tão grandes quanto os números dos Jogos.

No total, 5.038 atletas dos 27 Estados brasileiros e do Distrito Federal, representando 2.153 escolas, competirão nos 14 esportes que fazem parte da programação. Estão inscritos ainda 464 árbitros, 220 voluntários, sendo 90 militares das três forças armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica –, além de dirigentes, técnicos e observadores de nove confederações esportivas. Uma delegação convidada do Japão, com 25 pessoas, também participa da competição.

No restaurante montado no Centro de Convenções de Ponta Negra serão servidas mais de 83 mil refeições entre os dias 12 e 25 de novembro, data do encerramento do evento. São utilizados 16 hotéis e mais de 36 mil diárias contratadas. Para transportar todos os envolvidos, serão utilizados 60 carros, 29 vans, 85 ônibus e nove caminhões com sete toneladas de equipamentos.

“Os benefícios para a cidade são grandes. Essa é a primeira vez que estamos organizando a competição nas duas faixas etárias, um novo desafio que traz uma redução de gastos não só para o Comitê Olímpico do Brasil como também para os estados participantes. A redução orçamentária é de cerca de 34% em relação ao ano passado. É importante lembrar, no entanto, que diminuímos o orçamento e nossa infraestrutura, mas mantivemos o nível de serviço e a quantidade de atendimentos”, disse o coordenador geral dos Jogos Escolares da Juventude, André Mattos.

Para a secretária chefe da Casa Civil do Rio Grande do Norte, Tatiana Mendes Cunha, a capital potiguar só tem a ganhar com a realização dos Jogos Escolares da Juventude. Ela lembrou a importância do esporte para a nova geração, citou o impacto no turismo e lembrou que o evento vai inaugurar o novo Centro de Convenções de Ponta Negra.

“A chegada dos Jogos é muito bem vinda. Teremos a segunda maior delegação, atrás apenas de São Paulo, com quase 300 atletas disputando a competição. O fato de ser anfitrião, ter nossos atletas participando de uma competição nacional estimula muito o esporte no Rio Grande do Norte e o esporte é vida, saúde, a melhor forma dos jovens se afastarem da violência e ter uma vida saudável. Eles vão repercutir seus feitos com outros jovens e isso estimula toda a nossa sociedade. Além disso, será muito importante para o turismo, que depende dessa divulgação positiva”, afirmou.

Terra do escritor Luis Câmara Cascudo (1898-1986), autor da célebre frase “O melhor do Brasil é o brasileiro”, Natal é reconhecida mundialmente pelas suas inúmeras belezas naturais. Cascudo apelidou a cidade de Noiva do Sol. Também chamada de Esquina do Continente, Trampolim da Vitória, Terra do Camarão – o gentílico potiguar, inclusive, significa comedor de camarão, em Tupi –, Capital Espacial do Brasil, entre outros apelidos, Natal é a cidade sul-americana mais próxima da Europa e da África.

A posição geográfica de Natal é classificada como “um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo” pelo Departamento de Guerra dos EUA, junto com o Canal de Suez e os Estreitos de Gibraltar e Bósforo. Entre outras curiosidades, Natal é conhecida ainda como Capital Mundial do Buggy, por possuir a maior frota do veículo no Brasil e no mundo. Já o Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil. Com mais de 1.100 hectarres, seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.