Por sonho olímpico, Gilmara Prudêncio troca Praia Grande pela SOGIPA-RS

Seleção brasileira em 2017, judoca defendeu a Baixada Santista por 13 anos. Atleta será companheira de treinos da medalhista olímpica Mayra Aguiar, em Porto Alegre

 Seleção brasileira em 2017 e destaque do judô da Baixada Santista nos últimos anos, Gilmara Prudêncio, peso leve (52 a 57kg), trocou Praia Grande por Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A atleta foi contratada por uma das mais tradicionais equipes do Brasil, a SOGIPA – Sociedade de Ginástica Porto Alegre. O clube gaúcho é um dos mais fortes do país e tem como principal destaque a medalhista olímpica Mayra Aguiar.

– Aconteceu tudo muito rápido. Em janeiro, passei alguns dias treinando na SOGIPA. O sensei e algumas atletas gostaram do meu perfil. Então, conversamos e vim para a minha nova equipe. O contrato é de um ano e depois vai renovando. Mas quem vem pra cá, não quer ir embora (risos). Além de ser um clube que dá toda a estrutura que um atleta precisa, tem grandes profissionais e um treino de qualidade. Muitos judocas da seleção brasileira são daqui. Tenho o privilégio de dividir tatame com Mayra Aguiar, Érika Miranda, Maria Portela, Ketleyn Quadros, Felipe Kitadai, entre outros atletas olímpicos. Treinar com judocas desse nível vai me trazer uma evolução muito grande – disse.

A última temporada em Praia Grande foi de sonho e pesadelo. Após um 2016 impecável, com títulos e a vaga garantida na seleção brasileira, Gilmara sofreu uma lesão ligamentar no joelho direito logo no primeiro torneio defendendo o país. A recuperação foi longa e a judoca só voltou a competir em dezembro de 2017, na Seletiva Olímpica.

– 2017 começou da melhor maneira possível, onde garanti minha vaga na Seleção, pude viajar para fora e ver como que é o judô mundial. Infelizmente, o atleta está sujeito a lesões, e acabei me machucando. A cirurgia acabou atrapalhando um pouco, mas agora estou 100% recuperada e pronta para os novos desafios. Vou buscar de volta o meu lugar na Seleção, e quero conquistar o mundo – avisou.

Gilmara Prudêncio defendeu Praia Grande nos últimos 13 anos (Foto: Arquivo pessoal)Gilmara Prudêncio defendeu Praia Grande nos últimos 13 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Gilmara Prudêncio defendeu Praia Grande nos últimos 13 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Moradora e atleta de Praia Grande nos últimos 13 anos, Gilmara se despediu dos familiares, técnicos e amigos.

– Serei eternamente grata por tudo que a Praia Grande e o pessoal de lá fez por mim. Tive alguns momentos de dificuldades, mas muitos de alegrias e conquistas. Tudo que eu sei de judô hoje, devo a eles. Vou levar comigo todos os aprendizados, e fico na torcida por eles – concluiu a atleta, que mudou para Porto Alegre no último dia 20.

Em 2016, Gilmara sagrou-se bicampeã dos 64º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), campeã brasileira universitária de lutas (individual e por equipe), campeã regional, brasileira regional e da Copa São Paulo; terceira colocada no Paulistão Sênior e na 44ª Copa Kimonos Budokan. Fora as conquistas, ela fez parte do grupo que treinou com a seleção brasileira de judô sênior (adulta), que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Fonte: GloboEsporte.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.