Judô gaúcho garante mais três atletas na Seleção Brasileira

A partir deste sábado, o judô gaúcho conta com mais três judocas na Seleção Brasileira sênior, totalizando, agora, seis representantes dentre os 42 atletas selecionados para lutar pelo Brasil em torneios internacionais na temporada 2017. Os três novos atletas do Rio Grande do Sul a entrarem na Seleção são Daniel Cargnin (66kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rochele Nunes (+78kg), os três da Sogipa. Seus colegas de clube e judocas olímpicos Felipe Kitadai (60kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg) já estavam garantidos na equipe, por conta de suas posições no ranking mundial – acesse a lista com todos os atletas da Seleção Brasileira em 2017.

Veja fotos do evento

O trio classificou-se em primeiro em seus pesos nas disputas da primeira etapa da seletiva nacional Tóquio-2020, realizada em Osasco, neste sábado. No 66kg, Daniel Cargnin, número 1 do mundo no ranking sub-21, superou até mesmo Charles Chiabana no poule final, por ippon. No peso meio-pesado, a disputa foi ainda mais acirrada, pois havia apenas uma vaga em aberto. Ficou com Leonardo Gonçalves. O gaúcho Renan Nunes ficou em segundo. Rochele, entre as pesadas, aplicando dois ippons nos três combates finais, para assegurar a vaga.

Coordenador técnico da Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, ressaltou que os desafios apenas estão começando: “Agora os nossos classificados, junto com Kitadai, Portela e Mayra, vão lutar por uma vaga no Mundial sênior deste ano, o que é muito importante para dar sequência ao trabalho”, comentou.

Além dos três classificados, outros cinco judocas do Rio Grande do Sul chegaram às disputas finais da seletiva, mas acabaram por não se classificarem. O judô gaúcho foi representado por 20 atletas no torneio, oriundos de Sogipa e GN União. Ao todo, 133 judocas de 24 estados brasileiros participaram dos confrontos em Osasco.

Vitória no Super Desafio BRA

Pouco tempo depois de garantir presença na Seleção, Leonardo Gonçalves voltou ao tatame para disputar o Super Desafio BRA, contra a Colômbia. Os representantes brasileiros foram definidos na hora mesmo. Além dele, Phelipe Pelim (60kg), Yanka Pascoalino (63kg), Vinícius Panini (81kg) e Samantas Soares (78kg) foram escolhidos para o confronto.

Com o placar já garantindo a vitória brasileira, Leonardo mal suou. Em 30 segundos, imobilizou seu rival e fechou o placar em 4 a 1 para o Brasil.

Acesse:
Súmulas – Finais
Súmulas – Classificatórias

 

fonte: FGJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.