RESULTADOS POSITIVOS PARA AS NOVAS REGRAS DA IJF NA TUNÍSIA

As novas regras para 2017 estrearam com sucesso no Aberto da África na Tunísia no fim-de-semana.

Depois de meses de trabalho e consulta e depois que as novas regras de arbitragem de judo foram reveladas em dezembro passado e mais recentemente apresentadas no seminário de arbitragem e coaching da FIJ em Baku, o batismo de fogo dessas novas regras aconteceu neste fim de semana por ocasião do primeiro evento Do 2017, o Aberto Africano 2017 na Tunísia. Juan Carlos Barcos, Diretor de Arbitragem da IJF, presente na Tunísia, saudou esta primeira implementação.

“Eu tenho que dizer que foi uma surpresa maravilhosa e este primeiro contato com os novos regulamentos me deixou com uma sensação extraordinária e positiva. Nunca é fácil mudar as regras e enquanto não houvermos visto o que ele dá em um Situação de concorrência real, é difícil formar uma opinião definitiva.

“Na Tunísia tivemos dois dias de competição de alto nível e, durante os dois blocos finais, todas as lutas foram ganhas por uma pontuação positiva, ou, em outras palavras, por uma ação dando waza-ari ou ippon.Sabendo que ainda há dois (Portugal e Bulgária), chegaremos a Paris para o primeiro evento do calendário da IJF de 2017, com experiência e isso é bom e necessário.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS SOBRE O SEMINÁRIO BAKU

“Lembro-me de que neste fim de semana os atletas estavam fortemente empenhados em vencer, marcando vantagens e não buscando punir o oponente. Foi um dos objectivos desta mudança de regras e na Tunísia foi atingido. Muito bom espírito de luta de todos os participantes, que pela primeira vez puderam praticar os novos regulamentos.Tudo isso foi muito emocionante e todos tiveram um sentimento positivo.

“Claro, foi apenas uma primeira competição e é importante manter o foco.O Grand Slam de Paris, 11 e 12 de fevereiro, será realmente o grande teste.Eu também observo que as regras de ética do nosso esporte foram plenamente respeitados Se o judô se torna mais dinâmico e compreensível para os espectadores, a mídia, os patrocinadores e, claro, para os próprios judocas, e se mantivermos o que faz parte dos nossos genes, ou seja, o nosso código moral, então teremos feito grandes progressos. Acho que foi a ideia do nosso Presidente, o Sr. Marius Vizer, e depois deste primeiro acontecimento, podemos ser optimistas.É importante salientar que a nova regulamentação foi o resultado de uma ampla consulta.

“O Sr. Mohammed Meridja, Diretor de Educação e Treinamento da IJF, que também esteve presente na Tunísia, ficou impressionado e não tivemos dificuldade em concordar com os resultados positivos desse primeiro evento. Estou otimista, mas continuo focado em garantir que A nova regulamentação é um sucesso total.

“No entanto, é impressionante ver que 90% dos jogos do fim de semana resultaram em uma pontuação positiva. Estamos no caminho certo e vamos continuar a trabalhar nessa direção”.

Fonte: IFJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.