Seletiva define equipe principal do Brasil para 2017

Judocas classificados neste sábado completaram as 27 vagas restantes na seleção brasileira de judô para o primeiro ano do ciclo olímpico de Tóquio.

O ano finalmente começou para 27 judocas que disputaram a Seletiva Tóquio 2020 – Etapa I neste sábado, em Osasco, e se classificaram para a equipe principal de judô que representará o Brasil em 2017. O primeiro compromisso da seleção completa será o Treinamento de Campo em Pindamonhangaba, no período de 22 a 28 de janeiro.

As primeiras categorias do dia a conhecerem seus classificados foram os pesos Ligeiro, Meio-Leve e Leve, com destaque para os campeões Eleudis Valentim (52kg), Tamires Crude (57kg), Phelipe Pelim (60kg), Marcelo Contini (73kg), Daniel Cargnin (66kg) e Stefanie Koyama (48kg), ambos “calouros” na equipe principal.

No período da tarde, foram definidos os pesos restantes – Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado. Leonardo Gonçalves (100kg) foi o primeiro a garantir sua vaga no meio-pesado e estará ao lado de Luciano Corrêa e Rafael Buzacarini ao longo do ano. Além dele, Rochele Nunes (+78kg), Bruno Mendonça (90kg), Samanta Soares (78kg), Ketleyn Quadros (63kg), Vinícius Panini (81kg), Barbara Timo (70kg) e Ruan Isquierdo Silva (+100kg) foram os campeões em suas respectivas categorias.

“É uma alegria inexplicável conquistar esse resultado. Eu estou buscando isso há muitos anos, treinando todo dia para isso e conquistar essa vaga hoje, para mim, é emocionante. O diferencial é no dia-a-dia, treinar sério todo dia e foi o que eu fiz para me preparar, tive calma e deu tudo certo”, avaliou o campeão do meio-médio masculino, Vinícius Panini.

“É muito importante estar na seleção sênior, mas eu quero muito mais. A primeira luta da poule foi com a Ketleyn Quadros, que é um exemplo para a gente por ter sido a primeira medalhista olímpica do feminino e, apesar da derrota, saí fortalecidade psicológicamente dessa luta. Eu podia buscar o segundo lugar e fui até o final, avaliou a jovem Yanka Pascoalino, de 19 anos, uma das novatas da equipe.

Os novos nomes se juntarão agora a Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg), David Moura (+100kg), Erika Miranda (52kg), Sarah Menezes (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg), todos dispensados da Seletiva.

Veja a composição final da Seleção Brasileira de Judô 2017:

Masculino

Ligeiro (60kg)
Felipe Kitadai (RS)
Eric Takabatake (SP)
Phelipe Pelim (SP)

Meio-Leve (66kg)
Daniel Cargnin (RS)
Marcelo Fuzita (SP)
Charles Chibana (SP)

Leve (73kg)
Marcelo Contini (SP)
Alex Pombo (MG)
Eduardo Katsuhiro (SP)

Meio-Médio (81kg)
Victor Penalber (RJ)
Vinícius Panini (SP)
Eduardo Yudi Santos (SP)

Médio (90kg)
Tiago Camilo (SP)
Bruno Mendonça (SP)
Gustavo Assis (MG)

Meio-Pesado (100kg)
Rafael Buzacarini (SP)
Luciano Corrêa (MG)
Leonardo Gonçalves (RS)

Pesado (+100kg)
Rafael Silva (SP)
David Moura (RJ)
Ruan Isquierdo Silva (RJ)

Feminino
Ligeiro (48kg)
Stefannie Arissa Koyama (SP)
Larissa Pimenta (SP)
Gabriela Chibana (SP)

Meio-Leve (52kg)
Érika Miranda (MG)
Sarah Menezes (PI)
Eleudis Valentim (SP)

Leve (57kg)
Rafaela Silva (RJ)
Tamires Crude Silva (RJ)
Gilmara Prudêncio (SP)

Meio-Médio (63kg)
Mariana Silva (MG)
Ketleyn Quadros (MG)
Yanka Pascoalino (SP)

Médio (70kg)
Maria Portela (RS)
Barbara Timo (RJ)
Amanda Oliveira (SP)

Meio-Pesado (78kg)
Mayra Aguiar (RS)
Samanta Soares (SP)
Melina Scárdua (BA)

Pesado (+78kg)
Maria Suelen Altheman (SP)
Rochele Nunes (RS)
Camila Yamakawa (MS)

Fonte: CBJ – Foto: Paulo Pinto/CBJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.