Judocas do Belo Dente/Minas se preparam para a Seletiva Olímpica

O caminho para se chegar à seleção brasileira Sênior já está traçado. Pelo menos para 11 atletas do Belo Dente/Minas. Isso não significa que será fácil conquistar uma vaga para representar o país neste novo ciclo olímpico. Eles terão que vencer a primeira Seletiva Tóquio 2020, organizada pela Confederação Brasileira de Judô. A disputa será realizada no sábado da próxima semana, dia 14 de janeiro, no ginásio do Bradesco, em Osasco (SP). A uma semana para a competição, os minastenistas treinam sem cansar para chegar bem ao tatame e conquistar uma das vagas.

A primeira Seletiva Tóquio 2020 será disputada por 133 atletas de 24 estados brasileiros. Estão em disputa 27 vagas para a seleção principal, já que 15 atletas, de um total de 42 vagas, garantiram a permanência devido ao ranking mundial. No masculino, são 13 vagas disponíveis: uma no Ligeiro (60kg), três no Meio-Leve (66kg), três no Leve (73kg), duas no Meio-Médio (81kg), duas no Médio (90kg), uma no Meio-Pesado (100kg) e uma no Pesado (+100kg). Já no feminino são 14: três no Ligeiro (48kg), uma no Meio-Leve (52kg), duas no Leve (57kg), duas no Meio-Médio (63kg), duas no Médio (70kg), duas no Meio-Pesado (78kg) e duas no Pesado (+78kg).

Das 15 vagas já preenchidas, três são ocupadas por judocas do Belo Dente/Minas: Érika Miranda (52kg), Mariana Silva (63kg) e Luciano Corrêa (100kg). Os demais atletas garantidos são Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg), David Moura (+100kg), Sarah Menezes (52kg), Rafaela Silva (57kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).

Dentre os minastenistas que vão disputar uma vaga, está Ketleyn Quadros, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. A judoca se dedicou ao máximo nos treinos e não quis parar nem nas festividades de fim de ano. Para ela, é preciso muita dedicação para chegar à seleção. “Descansei apenas nas vésperas do Natal e do Réveillon. Meu objetivo é conquistar a vaga nesta primeira seletiva e começar a somar pontos no ranking mundial. Vai ser uma disputa dura, mas treinei muito e espero conquistar uma das duas vagas que restam em minha categoria”, comentou a minastenista.

Além de Ketleyn Quadros, representam o time minastenista os atletas Robson Penna (60kg), Fernando Martins (73kg), Alex Pombo (73kg), André Humberto (90kg), Gustavo Assis (90kg), Tiago Palmini (100kg), Juscelino Nascimento (+100kg), Kamilla Silva (57kg), Sarah Bezerra (70kg) e Isabela Sanches (78kg). Nathália Brígida (48kg) e Eduardo Bettoni (90kg) também foram classificados para a Seletiva, mas estão em fase de recuperação de lesão e não participam da disputa.

Os atletas classificados terão dois compromissos importantes após a disputa da Seletiva. Eles terão uma reunião com a Comissão Técnica do Alto Rendimento e, na sequência, alguns deles serão selecionados para participar do SuperDesafio contra a Colômbia. O confronto internacional será disputado entre atletas das categorias 57kg e 78kg, no feminino, e 60kg, 81kg e 100kg, no masculino. Esta será a primeira oportunidade dos novos integrantes da seleção defenderem o Brasil em uma competição internacional dentro de casa. O Sportv transmite o SuperDesafio Brasil e Colômbia, a partir das 19h30 do dia 14/1.

 

Por José Luiz Júnior
Imagem: Ketleyn Quadros é uma das representantes minastenistas na Seletiva Olímpica (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.