FIJ vai propor inclusão de competição por equipes nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Disputa seria por equipes mistas com três mulheres e três homens nos pesos leve, médio e pesado.

A Federação Internacional de Judô quer propor a inclusão de uma competição por equipes mistas no programa do Judô para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. De acordo com o site Inside The Games, dirigentes da entidade discutiram a proposta em reunião durante o Grand Slam de Tóquio, que aconteceu no último final de semana na capital japonesa.

Nessa disputa, as equipes seriam compostas por três homens e três mulheres dos pesos Leve (57kg e 73kg), Médio (70kg e 90kg) e Pesado (+70kg e +90kg). O objetido da Federação é dar maior dinamismo ao programa olímpico do judô, além de promover a igualdade de gênero.

“A disputa por equipes mistas é muito atrativa para todo mundo. É animada e dinâmica, o que deve ajudar no crescimento do esporte”, defendeu o presidente da FIJ, Marius Vizer, em entrevista ao Inside The Games. “Competições por equipes vêm sendo realizadas em diferentes formatos desde os anos 1970. Mas, nós acreditamos que agora é o momento exato para termos esse evento nos Jogos Olímpicos, principalmente por estarmos retornando à casa do judô (Tóquio) em 2020.”

O planejamento é que 12 equipes possam participar da disputa olímpica, com classificação baseada no sistem de ranking. Apenas atletas classificados para as competições individuais nos Jogos Olímpicos poderão participar da disputa por equipes.

A proposta será submetida à aprovação do Comitê Olímpico Internacional e a decisão final deve sair em 2017.

Os campeonatos mundiais de Judô já contemplam esse formato de disputa, mas com competição por equipes femininas e masculinas, separadamente. O Brasil já conquistou quatro pratas e dois bronzes com a equipe masculina, além de uma prata e um bronze com a equipe feminina. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.