Caio Castro, ator da Globo e do filme “A Grande Vitória”, devolve a esperança para que o Judô de Bastos e possibilita que os sonhos de muitas crianças e jovens possam se concretizar.
A Associação de Judô de Bastos tem passado por uma de suas maiores crises, com a falta de recursos financeiros teve que dispensar vários colaboradores da cozinha, limpeza e manutenção, chegando a falta de alimentação para os jovens atletas que estavam internos no projeto, e por este motivo houve a necessidade de dispensar vários jovens atletas.
Max Trombini ouviu as seguintes palavras do sensei Uichiro Umakakeba, “fico aqui sozinho até a ultima criança!”
Sem funcionários na cozinha, limpeza e manutenção, e com vários jovens atletas ainda internos e treinando, a própria esposa do sensei Umakakeba, a senhora Linda, após um dia duro de trabalho na granja, começou também a trabalhar na cozinha para fazer as refeições dos atletas que ainda restavam no projeto.
Bastos estava agonizando, para a sobrevivência do projeto de judô foram feitas várias ações, e recebendo a ajuda de amigos, pais dos jovens atletas e professores, que se uniram para conseguir vencer a crise.
Um trabalho sério de 50 anos, estava acabando, o trabalho de um homem que dedicou sua vida em formar pessoas, medalhistas, cidadãos, campeões no tatame e na vida, através de sua entrega pessoal e da disciplina e treino árduo do Judô.
E agora, o Sensei Uchiro Umakakeba com mais de 70 anos não desistiu, e o seu discípulo Max Trombini continuou junto a frente deste projeto com sensei, recordando um de seus ensinamentos que vem dos guerreiros japoneses: “Prefiro a morte que a ingratidão”.
Neste momento então, Max Trombini teve a ideia de fazer uma festa de pizza para arrecadar recursos para que o Judô de Bastos pudesse sobreviver, entrou em contato com seu amigo Caio Castro.
Max Trombini, então perguntou para o Caio Castro se ele poderia auxiliar nesta festa participando do evento; e Caio tomando ciência das dificuldades que o Judô de Bastos estava passando, decidiu num belíssimo gesto doar a sua SUV Mitsubishi que havia utilizado na viagem que fez da Califórnia (EUA) até São Paulo, e declarou “sou judoca e também gosto e respeito muito você e o sensei Umakakeba. Sei que é um trabalho serio, vou ajudar as crianças. VAMOOO!!!”
Com o auxílio do INSTITUTO SABRINA SATO este veículo foi leiloado e o dinheiro arrecadado foi transferido para a Associação de Judô de Bastos, e este gesto foi muito mais que uma ajuda, foi a certeza que o sonho de muitos jovens atletas iria continuar.
Caio Castro também confirmou sua presença para prestigiar o Shotyugueiko 2017 em Bastos.
Por: Osvaldo Ishizava – Judô Nacional
Fonte: Max Trombini – Coordenador Técnico do Judô de Bastos
Minha filha já foi e meu filho de 14 anos e do projeto de Bastos. Perfeito!!! quem já foi… quem é ou quem Sera um dia do projeto de Bastos saberá o quão grande e a imensidão da emoção e valor de PASSAR pelos ensinamentos do Sensei umakakeba e equipe…
‘ Que brilhante iniciativa de estar ajudando esse Esporte tão importante na vida de jovens judocas .Parabéns mesmo.
Tive o Prazer de participar dos Kangueiko e shotyugueiko em Bastos, com meu alunos da Kodokan-RR, sob a orientação do Sensei Umakakeba. Um lugar especial e respeitoso. Espero que esse Projeto que formou tantos Atletas de ponta, continue fazendo esse trabalho de excelência.
O gesto de Caio Castro so nos mostra seus valores como ser humano. Si antes ele já era lindo seu coração nobre o torna mais belas ainda.