Roraima: Acendimento da pira olímpica marca o início da etapa final do evento

110755fotos.01

Cerimônia de abertura da fase final dos Jogos Escolares ocorreu na noite deste sábado, 23 (Foto: Divulgação)

Ao todo, 104 escolas da capital e interior participam das modalidades do evento.

Alunos de 14 municípios participaram da solenidade de abertura da 45º edição dos Jogos Escolares de Roraima 2016, que ocorreu na noite deste sábado, 23, no ginásio Hélio Campos, bairro Canarinho, zona Leste.

A governadora Suely Campos (PP) acompanhou o desfile das delegações das 104 escolas participantes, o acendimento da pira Olímpica e uma apresentação  de ginástica rítmica pelo Clube de ginástica rítmica Instituto Batista de Roraima (IBR).

Este é o maior evento esportivo-social escolar de Roraima, realizado desde 1968. A competição já foi um dos acontecimentos mais importantes do Estado e revelou talentos em competições nacionais.

“Estamos resgatando um dos maiores eventos do nosso Estado, que é a abertura dos Jogos Escolares. O esporte é uma prática que traz muitos benefícios para as pessoas, especialmente para os jovens, porque promove inclusão social e disciplina”, disse a governadora.

O secretário de Educação, Jules Rimet, ressaltou a importância dos Jogos Escolares para os estudantes e lembrou que já foi aluno atleta de escola pública.

“É importante esse momento acontecer neste ginásio, que é um local de tantas histórias e palco onde vários alunos atletas se destacaram e hoje são professores de Educação Física. O esporte marca a vidas das pessoas, fortalece valores e responsabilidades”, destacou.

O momento marcante da solenidade foi o acendimento da tradicional pira olímpica. O tocha foi conduzida pela estudante do 9º da escola do Serviço Social do Comércio (Sesc), Priscila Vitória, 14 anos, que é campeã de Judô dos Jogos Escolares de Roraima.

Na sequência, ela passou a chama para o atleta Aristide Lucena, 15 anos, que percorreu a quadra do ginásio e acendeu a pira.

“É a primeira vez que participo deste evento e me sinto honrado nesta tarefa”, comentou. Aristide é aluno da escola Estadual Tancredo Neves e é campeão Brasileiro, Sul Americano e Pan Americano de Judô.noga-1469376065

Este ano, 3.186 alunos competem nas modalidades de atletismo, judô, tênis de mesa, natação, ginástica rítmica, xadrez, karatê e vôlei de praia, basquete, futsal, futebol, handebol e voleibol.  Os jogos têm duração de 10 dias e encerram no dia 31 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.