Clube paulista dominou no masculino, enquanto mineiras levaram a melhor no feminino. Disputas continuam no domingo
Ao final do primeiro dia de competições do Troféu Brasil Interclubes, Pinheiros e Minas Tênis Clube assumiram a dianteira no quadro geral de medalhas do masculino e feminino, respectivamente, conquistando o maior número de ouros do dia. Neste sábado, foram disputas as seis categorias mais leves do torneio no Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, na Bahia.
Confira os resultados em tempo real
Troféu Brasil Interclubes 2016 – Chaves
A equipe masculina pinheirense arrematou nada menos do que 4 ouros dos seis possíveis neste sábado e levou o título geral entre os homens, uma vez que no domingo só serão disputadas mais duas categorias. Os outros primeiros lugares foram para a Associação de Judô Rogério Sampaio, com o peso-médio Bruno Mendonça, e para o Esporte Clube Vitória, com o super ligeiro Rafael Bonfim.
“A equipe masculina veio muito forte e acredito que a maior prova disso foram as duas finais que foram feitas por atletas do Pinheiros, o ligeiro e o meio-médio. No ligeiro, a gente repetiu o desempenho do ano passado com Eric Takabatake e Phelipe Pelim. No meio-médio, o Eduardo Yudy Santos já vinha tendo um desempenho bastante regular, mas ficamos muito felizes especialmente com a evolução do Vinícius Panini, que voltou de uma lesão muito grave e já conseguiu se destacar em uma categoria que estava muito forte”, disse Sérgio Baldijão, supervisor técnico do clube paulista.
No feminino, a disputa segue indefinida, com leve vantagem para o time do Minas Tênis Clube, que tem três ouros, Thays Marinho (44kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Sarah Nascimento (70kg).
“Apesar de ser uma competição individual, a gente se sempre se reúne e acaba que os resultados do primeiro dia influenciam muito no segundo, tanto na questão da garra, como na superação. Com certeza, incentivo não vai faltar. Amanhã estaremos aqui de manhã cedinho para torcer pelos atletas que ainda vão lutar, porque o resultado é um conjunto do trabalho da equipe inteira”, avaliou a medalhista de bronze em Pequim 2008, Ketleyn Quadros, uma das líderes do time mineiro, que teve o reforço das judocas olímpicas Mariana Silva e Erika Miranda. Ambas lutaram fora de suas categorias habituais por estarem voltando das férias pós-Rio 2016. Mariana ficou com a prata do Médio e Erika saiu nas oitavas do peso-leve.
Campeãs em 2015, as meninas do Reação conqusitaram dois ouros, com o bicampeonato de Larissa Farias (48kg) e o título de Flávia Cruz (57kg). A Sogipa segue na cola dos líderes, com um ouro conquistado pela meio-leve Milena Mendes.
Eleições e Controle de Doping
Duas ações importantes acontecem paralelamente às disputas do Troféu Brasil: eleições para composição do Conselho Técnico dos Atletas e do representante dos atletas na Assembléia Eletiva da CBJ, além das testagens de anti-doping realizadas pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem com os judocas que lutam o Troféu neste ano.
“O Troféu Brasil é um evento já consagrado no calendário nacional e os números refletem isso. São 67 clubes e 273 atletas de 21 Federações Nacionais. Nesse evento teremos duas ações especiais, como as eleições para representantes dos atletas no Conselho Técnico da CBJ e na Assembléia Eletiva da CBJ. Essa eleição acontecerá durante todo a competição. Além disso, teremos a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem realizando testes de controle de doping”, disse Paurlo Wanderley Teixeira, em seu discurso de abertura da competição na manhã deste sábado.
No domingo, último dia de competições, serão definidos os campeões dos pesos Peio Pesado e Pesado. Os combates começam a partir das 9h.
Confira resultados individuais, súmulas e os quadros de medalhas nos arquivos abaixo anexados.
Arquivos Relacionados
– Resultados – Troféu Brasil2016
– Quadro de medalhas 1º dia – Troféu Brasil2016
– Súmulas Superligeiro – Troféu Brasil 2016
– Súmulas Ligeiro – Troféu Brasil 2016
– Súmulas Meio-leve – Troféu Brasil 2016
– Súmulas Leve – Troféu Brasil2016
– Súmulas Meio-médio – Troféu Brasil2016
– Súmulas Médio – Troféu Brasil2016
Fonte: CBJ