Competição será realizada em João Pessoa até o próximo dia 29 de setembro. Judô terá três dias de disputas.
Enquanto a campeã olímpica em Londres 2012, Sarah Menezes, uma das embaixadoras dos Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 anos deste ano, participava de uma coletiva de imprensa e falava sobre a importância de ter participado do evento para sua vitoriosa carreira esportiva, o Congresso Técnico da modalidade definiu as chaves dos jovens talentos que irão disputar os títulos das oito categorias de peso (do superligeiro ao pesado) e do torneio Por Equipes. A Confederação Brasileira de Judô esteve representada por Edmilson Guimarães, coordenador geral modalidade Judô; Marson Albani, assessor técnico; e Jeferson Vieira, coordenador de arbitragem.
Serão 396 judocas (205 meninos e 191 meninas) disputando a competição que começa nesta quarta-feira, 21 de setembro, a partir das nove da manhã no Centro de Convenções de João Pessoa, na capital paraibana. As primeiras categorias a serem definidas serão a meio-médio, médio, meio-pesado e pesado. Na quinta é a vez do superligeiro, ligeiro, meio-leve e leve. Na sexta, 23, pela manhã será realizado o torneio Por Equipes Masculino e a tarde o Por Equipes Feminino.
Mais de 3.850 jovens atletas de 12 a 14 anos estarão na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece de 20 a 29 de setembro, em João Pessoa (PB). Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o maior evento esportivo estudantil do Brasil terá a disputa de outras 12 modalidades além do judô: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, lutas, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. O objetivo principal do evento é contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento. A capital paraibana também receberá a etapa de 15 a 17 anos, entre 10 e 19 de novembro.
A competição nacional contará com a participação de estudantes de 25 estados, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Uma delegação da Argentina também disputará os Jogos com uma equipe de atletismo composta por 12 atletas. Ao todo, mais de 5.300 pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.
– Chaves – Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 anos 2016
Fonte: CBJ