Eduardo Yudy aplica ippon em 19 segundos e leva o quarto ouro para o judô brasileiro

Brasileiro derrotou o dominicano Del Orbe

Fonte: GloboEsporte.com

Com 19 segundos, Eduardo Yudi aplicou um ippon no dominicano Medickson Del Orbe e conquistou o ouro na categoria até 81kg. Aléxia Castilhos garantiu o bronze na categoria até 63kg. Rafael Macedo ainda luta neste sábado em busca do bronze. Nos dois primeiros dias de disputas do judô, o Brasil tinha conquistado três ouros (Renan Torres, Larissa Pimenta e Rafaela Silva), uma prata (Daniel Cargnin) e um bronze (Jeferson Santos Jr., o Juninho Bomba). Larissa Farias ficou em quinto lugar.

Yudy

Na categoria até 81kg, Eduardo Yudy, também pelas quartas de final, enfrentou o argentino Luis Vega. Campeão pan-americano sênior em 2017 e campeão mundial militar em 2018, Yudy viu o argentino ser punido por um shido por fugir do combate. Vega levou outra punição por falso ataque. Mas, sem pontuação, a luta foi para o golden score, com o argentino a um shido da eliminação. No tempo extra, um waza-ari deu a vitória ao brasileiro, avançando também para a semifinal, contra o americano Jack Hatton.

O americano levou um shido. Com 59 segundos para o fim, depois de uma queda, Hatton se levantou mancando mas seguiu na luta. No golden score, o americano levou nova punição. Pouco depois, Yudy conseguiu o ippon, indo para a final contra o dominicano Medickson Del Orbe.

Aléxia leva bronze após cair na semi

O primeiro representante do Brasil a entrar no tatame neste sábado, terceiro dia do judô no Pan de Lima, foi Aléxia Castilhos no peso até 63kg. A gaúcha de 24 anos foi convocada de última hora, após o corte de Nathália Brígida, para o Mundial do Japão, no fim de agosto. Diante da americana Hannah Martin, pelas quartas de final, na estreia, Aléxia conseguiu um waza-ari. A americana recebeu um shido por falta de combatividade, o mesmo acontecendo com a brasileira pouco depois. As duas foram punidas novamente e qualquer novo shido encerraria o combate. Mas o waza-ari foi suficiente para levar Aléxia ir à semifinal.

Anriquelis Barríos, da Venezuela, foi a adversária. E, com um minuto e seis segundos, aplicou um ippon na brasileira. A mesa analisou a marcação, mas confirmou o golpe perfeito e o fim do combate. Aléxia seguiu para a luta pelo bronze.

Diante da equatoriana Estefanía García, ouro no Pan de Toronto 2015, Aléxia teve um waza-ari na primeira metade da luta. Mas a brasileira foi punida por falta de combatividade. Mesmo assim, seguiu com vantagem e garantiu o bronze nos Jogos Pan-Americanos.

– Eu queria muito esse bronze, porque no Pan-Americano de judô eu tinha perdido para ela. Por isso eu estou muito emocionada com essa medalha. É uma competição curta, mas de alto nível – disse a brasileira ao SporTV, bem emocionada.

Macedo abre campanha com ippon de 18s

O canadense Mohab El Nahas foi o adversário de estreia de Rafael Macedo no peso até 90kg. Campeão mundial júnior em 2014, o brasileiro aplicou um ippon com 18 segundos, pondo-se no caminho do cubano Iván Silva, vice-campeão mundial, nas semifinais.

Macedo, sentindo dores na panturrilha, levou um shido na luta contra o cubano. Um falso ataque fez o brasileiro sofrer nova punição. Se ele receber mais uma, está eliminado. Os dois acabaram punidos a 19 segundos para o fim e, com isso, Silva se garantiu na decisão. Ao brasileiro, restou a luta pelo bronze. Ele disputou os Jogos de Lima com uma amidalite contraída na capital peruana.

Ellen perde suas duas lutas

Pelas quartas de final do peso até 70kg, Ellen Santana pegou a venezuelana Elvismar Rodríguez, que conseguiu um waza-ari. Ellen ainda foi punida com dois shidos. A brasileira teve muita dificuldade para encaixar a pegada em Rodríguez, que avançou às semifinais, jogando Ellen na repescagem pelo bronze. Ebony Drysdale, da Jamaica, foi a rival – ela foi vice-campeã mundial júnior em 2014, quando ainda competia pela Grã-Bretanha. Drysdale levou um shido na metade final da luta, mas encaixou um ippon pouco depois. Fim de linha para Ellen Santana, que perdeu seus dois combates em Lima.

Veja a programação do judô do Brasil no Pan

Domingo, dia 11/8
Feminino: Mayra Aguiar (-78kg) e Beatriz Souza (+78kg)
Masculino: David Moura (+100kg)

Horários*
17h – Preliminares
19h – Finais
*de Brasília

O Pan de Lima

O Pan de Lima reúne cerca de 6.580 atletas de 41 países das Américas. Dos 39 esportes, 22 valem como classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. No total, o Brasil terá 485 atletas em ação na capital do Peru. E os canais SporTV transmitem ao vivo os principais eventos até o dia 11 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.