Federação Internacional de Judô cancela eventos que aconteceriam nos Emirados Árabes Unidos e Tunísia

Fundamentada em ocorrências anteriores e visando resguardar a paz e a igualdade entre nações, raças e gêneros, a FIJ decidiu suspender o Grand Slam de Abu Dhabi e o Grand Prix da Tunísia

 

A Federação Internacional de Judô (FIJ) está comprometida em promover os princípios do judô, do olimpismo e dos esportes em geral, contribuindo ativamente para a promoção da paz e igualdade entre nações, raças e gêneros. Os estatutos da FIJ refletem essa abordagem no artigo 1.2: “A FIJ não deve discriminar com base em raça, religião, gênero ou posicionamento político”.

Com base em experiências de anos anteriores numa tentativa de assumir uma postura firme e construtiva na luta contra a discriminação no desporto, a Federação Internacional de Judô anunciou que suspenderá dois dos seus eventos: o Grand Slam de Abu Dhabi e o Grand Prix da Tunísia.

Phelipe Pelim (60kg) no mundial sênior de Budapeste

Em face a esta decisão e depois de analisar cuidadosamente situações anteriores envolvendo a negação da participação em igualdade de condições a todas as federações membros da FIJ – com suas bandeiras e hinos nacionais nos eventos acima mencionados, e após repetidas intervenções realizadas no passado, a FIJ solicitou oficialmente aos dois organizadores que fornecessem uma carta de garantia assinada assegurando que todos os países membros da FIJ teriam direito a participar dos eventos em igualdade de condições.

A Federação Internacional de Judô está ciente de que a situação e os incidentes registrados possuem contextos político e histórico extremamente complexos, mas acredita firmemente que a política não deve exercer nenhuma interferência no esporte. Como uma das mais altas expressões da humanidade, a prática esportiva deve fomentar a compreensão e a cooperação mútua e ter o poder de superar qualquer outro conflito ou interesse.

Como o prazo para um eventual posicionamento foi encerrado e nenhuma resposta positiva foi recebida até o momento, o Comitê Executivo da Federação Internacional de Judô decidiu suspender tanto o Grand Slam de Abu Dhabi quanto o Grand Prix da Tunísia, até que sejam oferecidas garantias governamentais que assegurem a participação livre e igualitária de todas as nações nos eventos acima citados.

A FIJ lamenta os inconvenientes causados ​​a todas entidades filiadas, atletas e treinadores, parceiros e a mídia como um todo e espera poder resolver esta situação com a maior brevidade possível.

 

FIJ World Tour
Por PRESS/IJF I Fotos PAULO PINTO/BUDÔPRESS
Paris – França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.