Atleta capixaba disputava uma luta válida pelo Campeonato Brasileiro Regional, em São Paulo, quando caiu de mau jeito no tatame
O lamento não é à toa. A judoca capixaba Samara Contarini, de 19 anos, sofreu uma luxação de grau 2 na vértebra cervical após tentar aplicar um golpe em uma oponente durante uma luta válida pelo Campeonato Brasileiro Regional, em São Paulo. A atleta, natural de Cachoeiro de Itapemirim, durante a aplicação do movimento, caiu de mau jeito e, como agravante, a adversária acabou caindo sobre ela. Samara precisou ser levada rapidamente para o Hospital Alvorada, na capital paulista, onde passou por cirurgia na noite desta quarta-feira (18).
Segundo Samara, sua lesão é considerada grave, já que todos os ligamentos da vértebra cervical se romperam. Outro ponto preocupante é que a vértebra encostou em sua medula, elevando os riscos.
– Tive uma luxação de grau 2. Se tivesse sido de grau 3, eu poderia perder os movimentos do corpo – concluiu Samara, que defende o Pinheiros-SP.
Ex-treinador e amigo pessoal da judoca, Francisnei Fernandes, que dá aulas de judô em um projeto em Cariacica, tenta agora passar sua experiência no esporte para transmitir sentimentos positivos à Samara.
– O ideal agora é ela manter a cabeça no lugar, ter paciência na recuperação e apoio dos familiares. Atleta nunca quer ficar sem treinar, sem competir, mas agora ela precisa focar em sua recuperação. Estamos todos na torcida para que as coisas venham dar certo – afirmou.
Recheada de conquistas na carreira, sendo apontada como uma das judocas mais promissoras do Brasil na atualidade, a capixaba não escondeu o abatimento. Porém, afirmou que promete sair ainda mais fortalecida do trauma.
– Papai do céu me honrou demais e colocou na minha vida pessoas que me dariam sustância e forças em dias como esses. Estou com pensamento positivo, corpo firme, sorriso no rosto e muita energia. Quando a gente faz algo com amor, todo sofrimento, as dores, se transformam em superação. Hoje é mais um dia para brilhar, para olhar para o céu e agradecer, a vida é frágil, mas bela – disse Samara.
Samara Contarini foi convocada recentemente para integrar a seleção brasileira sub-21, que vai participar de competições na Europa, em maio. Contudo, o prognóstico médico é que vai revelar se a capixaba terá condições de participar do evento. A atleta também estava treinando para a seletiva nacional, que determina quais competidores vão ter a chance de lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020.
Por André Rodrigues, do Gazeta Esportes, Vitória, ES
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Fotos abaixo: Osvaldo/Judô Nacional