Judô brasileiro vai com 14 atletas para o Grand Slam de Paris

Competição acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro, e distribui até mil pontos no Ranking Mundial

A seleção brasileira de judô foi convocada com 14 atletas para a disputa do tradicional Grand Slam de Paris, que acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro, na capital francesa. O torneio é considerado uma das etapas mais fortes do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e o campeão consegue somar mil pontos no Ranking Mundial.

Grand Slam de Paris – Outline

Entre as mulheres, o Brasil terá atletas jovens como Jéssica Pereira (52kg), campeã do Grand Prix de Túnis deste ano, e Camila Yamakawa (+78kg), vice-campeã mundial júnior em 2015, ao lado de atletas mais experientes como as medalhistas olímpicas Ketleyn Quadros (63kg) e Sarah Menezes, que retorna à sua categoria de origem, o peso Ligeiro, depois de uma temporada no meio-leve (52kg). Eleudis Valentim (52kg), Samanta Soares (78kg) e Rochele Nunes (+78kg) fecham o grupo feminino em Paris.

“Minhas expectativas são as melhores e eu quero ser campeã do Grand Slam de Paris. É um torneio muito importante, uma competição forte onde estarão as melhores da categoria. O nível é altíssimo, então é sempre bom estar no pódio lá”, projetou a piauiense.

O time masculino também vai forte para a França com os medalhistas olímpicos Felipe Kitadai (60kg) e Leandro Guilheiro (81kg), além de Phelipe Pelim (60kg), Charles Chibana (66kg), Victor Penalber (81kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg).

O técnico Mario Tsutsui acompanhará a seleção feminina e Fulvio Miyata, a masculina.

“A gente está com uma equipe mista, com atletas experientes e aqueles que estão chegando. Não posso falar em resultado, mas a gente trabalhou muito para alcançar os resultados que esperamos. A última semana de treinos em Pindamonhangaba foi muito produtiva”, pontuou Miyata. “Acredito que, como é uma abertura de ano, com novas regras a gente ainda tenha algumas dificuldades. Muitos dos nossos atletas retornaram antes e não tiveram férias. Outros precisaram de uma pausa devido ao volume do ano passado. Mas, a equipe é boa e estamos preparados.”

Programação

O Grand Slam de Paris começa na sexta-feira, 09, com o sorteio das chaves. No sábado, 10, serão os combates das categorias femininas 48kg, 52kg, 57kg, 63kg e masculinas 60kg, 66kg e 73kg. Domingo, 11, lutarão as mulheres dos pesos 70kg, 78kg, +78kg e os homens dos pesos 81kg, 90kg, 100kg e +100kg.

A delegação brasileira embarca no dia 07 de fevereiro para a França e retorna ao Brasil no dia 16 após participar do treinamento de campo do evento.

Na hierarquia de pontos, as etapas de Grand Slam só perdem para Campeonato Mundial e World Masters, respectivamente. O campeão de Grand Slam soma 1000 pontos no Ranking Mundial; o do World Masters leva 1800 e o campeão mundial arremata 2000 pontos. Veja a tabela completa aqui.

SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ – GRAND SLAM DE PARIS 2018

Categoria Nome Clube Estado
48kg  

Sarah Menezes

 

Assoc. de Judô de Expedito Falcão

 

FPIJ

52kg  

Jéssica Pereira

 

Instituto Reação

 

FJERJ

Eleudis Valentim Esporte Clube Pinheiros FPJUDO
63kg  

Ketleyn Quadros

 

Sogipa

 

FGJ

78kg  

Samanta Soares

 

Esporte Clube Pinheiros

 

FPJUDO

+78kg  

Camila Yamakawa

 

Clube Sakurá de Judô

 

FJMS

Rochele Nunes Sogipa FGJ
60kg  

Felipe Kitadai

 

Sogipa

 

FGJ

Phelipe Pelim Esporte Clube Pinheiros FPJUDO
66kg  

Charles Chibana

 

Esporte Clube Pinheiros

 

FPJUDO

81kg  

Victor Penalber

 

Instituto Reação

 

FJERJ

Leandro Guilheiro Esporte Clube Pinheiros FPJUDO
90kg  

Eduardo Bettoni

 

Minas Tênis Clube

 

FMJ

100kg  

Rafael Buzacarini

 

Clube Paineiras do Morumby

 

FPJUDO

 

Foto: Gabriela Sabau/IJF

Fonte: CBJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.