Com ouro e bronze, Eleudis Valentim e Jéssica Pereira garantem dobradinha para o Brasil no Grand Prix de Zagreb

Valentim subiu ao lugar mais alto do pódio e Pereira ficou com a terceira colocação no primeiro dia de disputas

O judô brasileiro garantiu uma dobradinha no pódio do meio-leve feminino do Grand Prix de Zagreb na manhã desta sexta-feira, 29, com ouro para Eleudis Valentim e bronze para Jéssica Pereira. Valentim venceu a húngara Reka Pupp, por ippon, na final, enquanto Jéssica Pereira superou a americana Angelica Delgado, forçando três punições à adversária.

Veja no vídeo abaixo o que as judocas falaram após suas conquistas.

O caminho de Eleudis até a final começou com vitória  sobre Mariana Esteves, de Portugal, na primeira luta. Com o triunfo, a brasileira avançou às quartas-de-final, onde derrotou Angelica Delgado por dois waza-aris. Na semifinal, Eleudis sofreu um waza-ari de Petra Narenks, da Eslovênia, mas buscou outro waza-ari para levar a luta ao golden score. Com 30 segundos de combate extra, a brasileira encaixou o golpe perfeito e se garantiu na decisão pelo ouro.

A final dessa categoria não foi 100% brasileira por muito pouco. Jéssica Pereira também avançou à semi, onde fez uma luta de oito minutos contra Pupp e acabou sendo punida por três vezes, o que desclassifica o atleta do combate. Antes disso, a brasileira havia batido Buyankhishig Purevsuren (AZE) e Anja Stangar (SLO), ambas por um waza-ari.

Os ligeiros Felipe Kitadai e Gabriela Chibana também lutaram nesta sexta, mas não chegaram às disputas por medalhas. Kitadai venceu Abderrahmane Hoummani (MAR) na primeira rodada, mas caiu para o turco Bekir Ozlu nas oitavas-de-final.

Chibana já estreou nas oitavas, onde venceu Bazarragchaa Erdenebat (AZE), mas caiu nas quartas para Maria Siderot (POR). Na repescagem, a brasileira sofreu um estrangulamento da belga Anne Sophie Jura e não avançou à disputa pelo bronze, terminando em sétimo lugar.

Mesmo desempenho da peso-Leve Tamires Crude. Ela estreou com vitória sobre Loredana Ohai (ROU), mas caiu nas quartas para a alemã Theresa Stoll. Na repescagem, não passou por Ivelina Ilieva, da Bulgária, e terminou em sétimo lugar.

Foto: Gabriela Sabau/IJF

 




 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.