Quem pensa que neste feriado de 12 de outubro (dia das crianças), o CENTRO DE EXCELÊNCIA DE JUDÔ de Bastos estava fechado e os atletas descansando, estão muito enganados.
E quem imagina que o Sensei Umakakeba estava passeando com a família, estão mais enganados ainda, aos 70 anos e Kodansha 8° Dan – Uichiro Umakakeba treina seus alunos intensivamente, com o objetivo de torná-los campeões. Ele é percursor no intercâmbio entre academias; e idealizou um Centro de Treinamento de Judô do Interior, onde os atletas pudessem ter um local para treinar e aprimorar as suas técnicas, sem precisar ir até a Capital; ministrando aula e fazendo todo o aquecimento com os judocas.
Uichiro Umakakeba é o anjo enviado por Deus para o Brasil. Ele vive o judô por mais de 40 anos, um feito notável.
O Judô foi a modalidade esportiva que conquistou o maior número de medalhas olímpicas para o Brasil. Cravado nelas esta a imagem simbólica e sublime do judô bastense. Muitos atletas da seleção brasileira tiveram a influência decisiva do judô de Bastos. Sem Umakakeba, o número de medalhas olímpicas seria reduzida à metade.
E hoje professores, atletas e pais sentem-se agoniados, passado os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Centro de Excelência de Judô de Bastos sem receber as verbas do projeto do Governo do Estado de São Paulo durante meses deste ano, vêm este projeto naufragar sem o apoio e respaldo de governantes e dirigentes esportivos estaduais.
Diante de inúmeras dificuldades professores, atletas e pais continuam lutando para que a modalidade esportiva não seja esquecida, e que muitos professores e atletas não sejam dispensados e seus sonhos frustrados.
A pequena Bastos, antigo núcleo de imigração japonesa, é, com certeza, A BASE DO JUDÔ BRASILEIRO.
Por: Judô Nacional
Fotos: Cristiane Ishizava
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DO TREINAMENTO DOS ATLETAS