IPPON GAÚCHO NA ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

Os judocas Matheus Sonda e Bruno Rocha conquistam a medalha de ouro no judô e iniciam com o pé direito.

Sob olhares da campeã olímpica e embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude, Sarah Menezes, a quarta-feira, dia 21, começou recheada de muito judô nos Jogos Escolares da Juventude na capital paraibana. Competidores de Norte a Sul do país concentrados, ansiosos e com o pensamento em vencer. Com a torcida presente e barulhenta, os atletas do estado do Rio Grande do Sul, Matheus Sonda, representante do Colégio Luterano da Paz (RS), e Bruno Rocha da Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai (RS), faturaram o lugar mais alto do pódio.

Matheus Sonda, da categoria meio pesado (até 64kg), que contou com 25 atletas, teve que enfrentar muita pedreira para chegar ao ouro.  Com 14 anos, o atleta foi para a final contra o seu xará, Matheus Oliveira, da Escola de Educação Básica Deputado Nilton Kucker, de Santa Catarina. “Fico muito feliz pela medalha e poder representar o meu estado nos Jogos Escolares”, disse o judoca, que fecha com chave de ouro a sua primeira participação nos Jogos Escolares da Juventude.

O outro medalhista gaúcho também suou muito. O atleta também de 14 anos, Bruno Rocha, da categoria pesado (acima de 64 kg), venceu na final o sergipano Cayo Victor Souza, do Instituto Dom Fernando Gomes (SE). Bruno, por sua vez, competiu nos Jogos Escolares do ano passado, mas não conseguiu se classificar. O atleta destaca que treinou muito para poder evoluir e deu certo. “Ano passado eu não passei de fase estadual, mas não deixei de treinar. Dessa vez, deu certo e estou muito feliz”, destacou o judoca.

Não só no masculino, mas o feminino, categoria meio pesado (até 64kg), também garantiu medalha para os gaúchos. A judoca Nicole Rosa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gomes Carneiro (RS), ganhou o bronze na disputa contra a alagoana Iasmyn Gonçalves, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Piranhas (AL).

Na categoria pesado (acima de 64 kg) a tricampeã brasileira, sulamericana e carioca, Anna Belém, de 14 anos, venceu a goiana Ana Levulis, do Colégio Estadual Nestório Ribeiro (GO). Anna Belém, que por sua vez começou a treinar por conta do irmão, que também era judoca, destaca que o incentivo não vem só do irmão, mas também por ser moradora da Cidade de Deus, local onde a atual campeã olímpica Rafaela Silva treina. “Ter visto a Rafaela vencer foi muito emocionante pra mim, porque eu me espelho nela. É um incentivo pra continuar no judô”, ressalta a jovem e promissora judoca.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

Fonte: COB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.