A primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 é conquista pelo judô e veio com Rafaela Silva (-57kg), passa para a história como a primeira judoca brasileira campeã olímpica e mundial.
Esta conquista iniciou-se com a primeira vitória na fase eliminatória com dois wazari diante a alemã Miryam Roper, já nas oitavas de finais venceu com um wazari a sul-coreana Jandi Kim e nas quartas de finais derrotou com um wazari a húngara Hedvig Kararas sua algoz dos Jogos Olímpico de Londres 2012, vencendo com menos de um minuto de luta e classificando-se para a semi-final.
Na semi-final entrou concentrada contra a romena Corina Caprioriu e após uma luta difícil no tempo normal, Rafaela Silva no golden score venceu por wazari a romena.
Na final decidida a conquistar o ouro Rafaela Silva enfrentou a atleta da Mongólia Sumiya Dorjsuren vencendo com um wazari aplicado aos 2 minutos.
Rafaela Silva recuperou a frustração dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando foi desclassificada diante da atleta húngara Hedvig Kararas em uma pegada na perna nas oitavas de finais.
E no judô masculino (-73kg) o campeão foi o japonês Shohei Ono vencendo Rustam Orujov do Azerbaijão por ippon. Já Alex Pombo, atleta do Brasil perdeu a luta a 4 segundos do fim do combate para o chinês Saiuinjirigala por yuko e não passou da fase eliminatória.
Resultados da categoria Leve:
Masculino (-73kg)
1º. Shohei Ono, Japão
2º. Rustam Orujov, Azerbaijão
3º. Dirk Tichel Van, Bélgica
3º. Lasha Shavdatuashvili, Geórgia
Feminino (-57kg)
1º. Rafaela Silva, BRASIL
2º. Sumiya Dorjsuren, Mongólia
3º.Telma Monteiro, Portutal
3º. Kaori Matsumoto, Japão