Os judocas de Mato Grosso do Sul conquistaram dez medalhas no Campeonato Brasileiro Sub 21 de judô, disputado no fim de semana, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA). O destaque foi para a equipe feminina que conquistou sete pódios.
Entre as mulheres, Camila Ponce, do Judô Aliança, de Campo Grande, confirmou o favoritismo e ganhou o ouro no peso Meio Pesado (78 kg). Na final, derrotou Laislaine Rocha, de São Paulo. Este foi o único título de Mato Grosso do Sul na competição.
-48kg com Alexia Vitoria Nascimento (Judô Futuro)
-52kg com Aline Cristina Neves (Judô Futuro)
-57kg com Milena Matias ( Judô Clube Rocha)
-63kg com Maria Fernanda Perfeito (Judô Futuro)
-70kg com Yasmin Maruyama (Judô Clube Rocha)
+78kg com Erika Rebeca (Judô Clube Três Lagoas)
As medalha de ouro, mais as sete de bronze, ratificaram a condição do judô feminino de Mato Grosso do Sul ser destaque no cenário nacional. No quadro geral da categoria, somente São Paulo foi melhor com seis de ouro, duas de prata, e uma de bronze.
No masculino, os sul-mato-grossenses conquistaram três terceiros lugares na:
-55kg com Hernandes Santos (Judô Clube Rocha)
-90kg com Ayhan Zanella (Judô Futuro)
-100kg com Agson Tiago (Judô Futuro)
O desempenho fez o Estado ficar em nono lugar na geral masculino. E, deixar o Estado em quinto colocado no somatório total. A supremacia paulista foi gritante, com onze medalhas de ouro, três de prata, e duas de bronze.
Apenas Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rondônia, além de Mato Grosso do Sul, subiram ao lugar mais alto do pódio. E, mesmo assim, uma vez cada.
A federação estadual de judô comemorou o desempenho. Em 2017, os sul-mato-grossenses obtiveram uma prata e quatro bronzes.
Fonte e foto: /www.soporesportes.com.br (divulgação)