Os dois representantes do Brasil no primeiro dia de judô nos Jogos Olímpicos Rio 2016 avançaram ao bloco final de disputas. Tanto Sarah Menezes, quanto Felipe Kitadai pararam nas quartas-de-final e disputarão a repescagem por uma vaga na disputa do bronze.
Felipe Kitadai estreou com uma vitória espetacular por yuko, de virada, a dois segundos do fim do combate contra o francês Walide Khyar. Ele perdia a luta nas punições (2 a 1), mas conseguiu jogar o adversário e pontuar para garantir a classificação às oitavas, onde enfrentou o alemão Tobias Englmaier. Novamente, com um yuko, o brasileiro passou pelo alemão, avançou às quartas-de-final e enfrentou Orkhan Safarov, do Azerbaijão. Com ippon, o azeri tirou de Kitadai a chance de chegar à semifinal, mas ele segue vivo na repescagem para brigar por um bronze e terá que passar pelo uzbeque Diyorbek Urozboev.
Em sua estreia, Sarah Menezes reencontrou a belga Charline Van Snick, adversária da semifinal de Londres, e mais uma vez venceu. Com um yuko a dois minutos do fim, a brasileira se manteve agressiva até o encerramento sem correr riscos e classificou-se para as quartas-de-final. Em disputa apertada contra a cubana Dayaris Mestre Alvarez, Sarah levou uma punição, não conseguiu pontuar e foi para a repescagem. Para tentar o bronze, ela terá que passar por Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia.
As finais começarão a partir das 15h30 deste sábado e serão disputados a repescagem, semifinal, bronze e final, tanto do masculino, quanto do feminino.
Fonte: Assessoria de imprensa da CBJ