Não deu para os judocas do Brasil. Após um primeiro dia de competições no Grand Slam de Paris sem a conquista de medalhas, o panorama se repetiu neste domingo e a Seleção encerrou sua participação na competição francesa sem presença no pódio.
A melhor participação do país ficou por conta de Phelipe Pelim, que chegou a disputar o bronze, mas acabou derrotado.
O brasileiro sofreu um ippon do britânico Ashley Mackenzie e ficou com a quinta colocação na disputa do peso ligeiro. Pelim derrotou Vincent Limare e Lukhumi Chkhvimiani na campanha, mas perdeu para Sharafuddin Lutfillaev e foi para o confronto de terceiro lugar.
Além dos dois judocas, outros quatro atletas do país foram para o tatame neste sábado. Jéssica Pereira e Eleudis Valentim, da categoria dos 52kg, Ketleyn Quadros (63kg) e Charles Chibana (66kg) foram derrotados em suas lutas de estreia.
Na categoria meio-médio, Victor Penalber ficou com a sétima colocação no dia final do Grand Slam. O brasileiro derrotou o português João Martinho por ippon, vencendo posteriormente o tunisiano Abdelaziz Ben Ammar e garantindo vaga nas quartas de final.
Na etapa, Penalber enfrentou o japonês Sotaro Fujiwara e foi derrotado. Na repescagem para a disputa da medalha de bronze, novo revés, dessa vez para o holandês Frank de Wit.
Os outros seis judocas do Brasil que tiveram participação confirmada para este domingo bem que tentaram, mas caíram precocemente em suas chaves. Foram eles: Samanta Soares (78kg), Rochele Nunes (+78kg), Camila Yamakawa (+78kg), Leandro Guilheiro (81kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg).
Com o fim do torneio, a próxima disputa dos brasileiros já tem data marcada: nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, a delegação vai até à Alemanha para participar do Grand Slam de Dusseldorf, no país germânico.
Fonte: Gazeta Esportiva