Oito Federações – Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima, além de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro – chegaram ao topo do pódio.
As disputas da classe Sub 18 inauguraram, nesta quinta-feira, 19, o primeiro dia do Meeting Nacional das Categorias de Base, competição que estreia neste ano no calendário da CBJ e que definirá, ao lado da Seletiva da Base, os representantes do Brasil nos Estágios Internacionais Sub 18 e Sub 21. As lutas aconteceram no ginásio do Hotel Colonial Plaza, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, com a participação de 119 judocas.
Entre os 16 campeões, São Paulo conseguiu colocar cinco atletas (Natalia Oliveira, William Lima, Marcos Santos, Marcelo Gomes e Maria Eduarda Diniz), o Rio de Janeiro, quatro (Thayná Lemos, Thayane Lemos, Matheus Roque e Luiza Cruz) e Minas Gerais, uma, a aniversariante do dia, Milena da Silva. Mas os grandes destaques foram mesmos os atletas que vieram de longe, das regiões Norte e Nordeste.
Hannah Nascimento e Leonardo Sant’ana, de Pernambuco; Amanda Arraes, de Rondônia; Aristides Júnior, de Roraima; Aldi Oliveira, do Rio Grande do Norte; e Gustavo Guimarães, de Goiás, foram campeões em suas categorias (confira a lista completa aqui e as súmulas completas aqui). Para os técnicos da seleção, o bom desempenho de atletas de diferentes origens e estilos no Meeting mostra o equilíbrio do nível técnico e, consequentemente, a evolução pela qual as jovens promessas vem passando graças aos investimentos dos últimos anos nessas classes.
“Os resultados do feminino no Meeting mostraram que foi muito importante a criação dessa competição. Percebi um equilíbrio muito grande entre as atletas que estão no topo das categorias porque as campeãs e vice mudaram muito entre a Seletiva e agora. Com duas competições para definir as classificadas para o Estágio Internacional, a constância será premiada”, disse Danusa Shira, técnica da seleção Sub 18 feminina.
“Percebi, especialmente nas categorias mais leves, que os segundos colocados na Seletiva foram campeões no Meeting. Isso vai fazer com que a definição dos escolhidos para o Estágio Internacional seja por uma pequena diferença. Com essa disputa acirrada, o nível técnico de toda a classe tende a subir”, disse Douglas Potrich, técnico da seleção Sub 18 masculina.
Na sexta-feira, 20, será a vez dos atletas da classe Sub 21 brigarem pelos pontos que lhes garantirão na seleção em 2017. As lutas começam às 9h (horário de Brasília) com as categorias mais leves. Os judocas do meio-médio, médio, meio-pesado e pesado competem a partir das 14h.
– Chaves meio-médio, médio, meio-pesado e pesado – Meeting Sub 18
– Súmulas Superligeiro, ligeiro, meio-leve e leve – Meeting Sub 18
– Súmulas – Meeting Sub 18
– Classificação Final – Meeting Sub 18