Ao todo, 17 Federações estiveram no pódio no primeiro dia de disputas. Competição chega ao fim neste domingo com as classes meio-pesado e pesado.
Este domingo, 25 de setembro, último dia do Campeonato Brasileiro Sênior, realizado no Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, foi dedicado às categorias meio-pesado e pesado. E os ouros das jovens Samanta Soares (78kg), de 23 anos, e Ellen Furtado (+78kg), de 19, confirmaram o título entre as mulheres para São Paulo. As conquistas das atletas confirmaram uma tendência de uma das principais competições do calendário nacional: que uma nova geração vai chegar forte em busca de espaço na seleção brasileira neste novo ciclo olímpico que se inicia. Isso porque os campeões das categorias olímpicas garantiram uma vaga na Seletiva Tóquio 2020 – I Etapa que será realizada em janeiro do ano que vem. Mas Ellen, por exemplo, ainda tem a Seletiva para a Seleção Sub 21 em dezembro.
“Essa conquista veio em boa hora porque eu perdi o Paulista Sub 21 mas acabei ganhando o Sênior. Peguei uma adversária forte na final, para quem eu vinha perdendo com frequência no último ano. Comecei a final em desvantagem mas consegui virar e estou muito feliz de ter conseguido essa vaga na Seletiva para Tóquio. Mas antes tenho outro objetivo que é a Seletiva da Base”, disse a jovem Ellen, de apenas 19 anos, que perdeu a final para Camila Nogueira, de 21. Os outros ouros de São Paulo vieram com Eleudis Valentim (52kg), Jéssica Santos (63kg) e Amanda Oliveira (70kg). No quadro de medalhas do feminino, depois de São Paulo vieram o Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No sábado, 24, o resultado da categoria meio-médio também foi um bom exemplo de atletas jovens que chegam com força para brigar por uma vaga na seleção. Rafael Macedo (81kg/RS), de 22 anos, e Jéssica Santos (63kg/SP), de 23, ficaram com o título. Ambos já estavam na zona de investimento da seleção principal e agora buscam um espaço maior.
“Acho que eu consegui manter um equilíbrio muito grande porque nas primeiras lutas eu tive um pouco de dificuldade mas mesmo saindo perdendo, não me desesperei, consegui respirar, mantive a calma e virei os placares. É uma conquista muito grande para mim porque meu sonho é chegar em Tóquio 2020 e esse foi um passo nesse caminho”, disse Jéssica.
Mas houve espaço também para os atletas com mais bagagem internacional mostrarem que a experiência pode ajudar. E dois deles ajudaram o Rio Grande do Sul a ficar em primeiro entre os homens. Diego Santos (66kg), de 27 anos, no sábado, e Renan Nunes (100kg), de 30, neste domingo, foram campeões em suas categorias e chegam com muita vontade para a disputa da Seletiva.
“Ano passado eu disputei o Brasileiro Sênior na categoria pesado mais para ter ritmo de competição e esse ano eu vim focado para garantir a vaga na Seletiva na primeira oportunidade que tivesse. E essa oportunidade foi aqui. Graças a Deus consegui cumprir o objetivo. Foi preciso muita determinação para conseguir reverter um resultado contra um adversário duro como o Bruno Altoé. Foi um ano inteiro de treinamento para aproveitar a oportunidade”, disse Renan Nunes, que vai tentar voltar à seleção depois de dois anos afastado. No masculino, completaram o pódio por Federações: São Paulo em segundo, seguido por Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Mas não foram só os Estados mais tradicionais no judô brasileiro como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que chegaram ao alto do pódio. O Amazonas com Carolynne Hernandes (48kg), de 20 anos, o Maranhão com Ítalo Carvalho (60kg), de 18, e o Mato Grosso do Sul com Hernandes Santos (55kg), de 17, também fizeram atletas campeões e estarão representados na Seletiva Tóquio 2020 – I Etapa. Ao todo, de 26 Federações que estiveram presentes no Brasileiro Sênior, 19 estiveram no pódio de uma das competições nacionais mais fortes do calendário nacional, ao lado do Troféu Brasil e do Grand Prix Interclubes. Mais uma prova de que o judô nacional está espelhado pelos quatro cantos.
As súmulas, resultados e quadro de medalhas podem ser conferidos abaixo.
SUMÚLAS:
– Resultado – Brasileiro Sênior 2016
– Quadro de medalhas – Brasileiro Sênior 2016
– Súmulas Superligeiro – Brasileiro Sênior 2016
– Súmulas Ligeiro – Brasileiro Sênior 2016
– Súmulas Meio-leve – Brasileiro Sênior 2016
– Súmulas Leve – Brasileiro Sênior 2016
– Súmulas Meio-médio – Brasileiro Sênior 2016
– Súmulas Médio – Brasileiro Sênior 2016
– Súmulas Meio-pesado – Brasileiro Sênior 2016
– Súmulas Pesado – Brasileiro Sênior 2016
PESADO FEMININO 1ª ELLEN FURTADO (SP) 2ª CAMILA NOGUEIRA (MS) 3ª LORENA COELHO (SC) 3ª RICHELE JORDÃO (RS)
CLASSIFICAÇÃO FEMININO 1º SP 2º RS 3º AM 4º RJ 5º MG
CLASSIFICAÇÃO MASCULINO 1º RS 2º SP 3º MG 4º MA 5º MS
MEIO-PESADO MASCULINO 1º RENAN NUNES (RS) 2º BRUNO ALTOÉ (ES) 3º PEDRO REZENDE (MA) 3º RUBENS FILHO (SP)
PESADO MASCULINO 1º JUSCELINO JÚNIOR (MG) 2º ISAQUE CONSERVA (PB) 3º JONAS INOCÊNCIO (SP) 3º JOÃO MARCOS SILVA (RS)
MEIO-PESADO FEMININO 1ª SAMANTA SOARES (SP) 2ª MELINA SCARDUA (BA) 3ª ISADORA PEREIRA (MG) 3ª GLÁUCIA LIMA (CE)
PÓDIO LEVE FEMININO 1 – TAMIRES CRUDE SILVA (RJ) 2 – LILIAN SANTOS (PA) 3 – BRUNA BEREZA (PR) 3 – MANOELLA COSTA (RS)
PÓDIO MEIO-MÉDIO MASCULINO 1 – RAFAEL MACEDO (RS) 2 – ALISON SILVA (SC) 3 – VINÍCIUS PANINI (SP) 3 –CLEYANDERSON DA SILVA (RJ)
PÓDIO SUPERLIGEIRO MASCULINO 1 – HERNANDES SANTOS (MS) 2 – MÁRCIO OLIVEIRA (SE) 3 – MARCOS BATISTA JR. (RS) 3 – ANTONIO SILVA (AL)
PÓDIO SUPERLIGEIRO FEMININO 1 – ANA PAULA NOBRE (RS) 2 – THAYS MARINHO (MG) 3 – RITA REIS (AM) 3 – AMANDA LIMA (PE)
PÓDIO LIGEIRO MASCULINO 1 – ÍTALO CARVALHO (MA) 2 – ROBSON PENNA (MG) 3 – RAFAEL BARBOSA (AM) 3 – LUIZ FILIPE HENRIQUES (RJ)
PÓDIO MÉDIO MASCULINO 1 – RAPHAEL MAGALHÃES (SP) 2 – GUSTAVO ASSIS (MG) 3 – GABRIEL ROCHA (RJ) 3 – ROMÁRIO SILVA (SC)
PÓDIO MEIO-LEVE MASCULINO 1 – DIEGO SANTOS (RS) 2 – GABRIEL PINHEIRO (PE) 3 – JOSÉ VICENTE SOUZA (ES) 3 – ADRIANO SOUZA (AM)
PÓDIO MEIO-MÉDIO FEMININO 1 – JÉSSICA SANTOS (SP) 2 – DANIELLE KARLA OLIVEIRA (RJ) 3 – ERIKA FERREIRA (CE) 3 – MARIANA VEIGA (MS)
PÓDIO LIGEIRO FEMININO 1 – CAROLYNNE HERNANDES (AM) 2 – NATÁLIA MACIEL (SC) 3 – BIANCA LARA (MG) 3 – JÉSSICA OSÓRIO (SP)
PÓDIO LEVE MASCULINO 1 – MARCELO CONTINI (SP) 2 – JOÃO PEDRO MACEDO (RS) 3 – RICARDO SANTOS JÚNIOR (MG) 3 –STANLEY TORRES (PI)
PÓDIO MÉDIO FEMININO 1 – AMANDA OLIVEIRA (SP) 2 – AINE SCHMIDT (RS) 3 – SARAH NASCIMENTO (MG) 3 – AMANDA BATISTA (PR)
PÓDIO MEIO–LEVE FEMININO 1 – ELEUDIS VALENTIM (SP) 2 – MARIA TABA (AM) 3 – MARIA KRAUSS (SC) 3 – JESSICA SOUSA (DF)
Fonte: CBJ