Além de discutir o judô, o workshop que se realizará em Tupã (SP) terá palestras de luta greco-romana e aikidô
Com o apoio da 4ª DRJ Alta-Paulista e da Federação Paulista de Judô, o 3º Encontro Interestadual de Judô será realizado de 10 a 14 de julho na Associação Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT).
O evento nasceu da conversa entre amigos judocas Elton Fiebig, Eduardo Marandola e Pedro Dias, que discutiam a possibilidade de reunir atletas e ex-atletas com experiência no judô de alto rendimento nacional e internacional, que se desenvolveram em diferentes áreas do conhecimento do judô, como a formação esportiva, o alto rendimento e a inclusão social.
Apesar dos poucos recursos disponíveis para o primeiro encontro, a vontade de realizá-lo superou todas as dificuldades iniciais. Desta forma, a primeira edição ocorreu de 15 a 18 de janeiro de 2014, em Pompeia (SP) e teve o número de participantes limitado a 50. Os objetivos do evento foram atingidos com êxito, fato que levou os organizadores a realizarem nova edição no ano seguinte.
Em 2015, o 2º Encontro Interestadual de Judô realizou-se em Tupã (SP) de 23 a 27 de janeiro, organizado por Eduardo Marandola e Raul de Mello Senra Bisneto, que tiveram como objetivo dobrar o número de participantes. Foi atingida a participação de 100 atletas. A segunda edição ganhou corpo e agregou valores com uma equipe de participantes voltada para a interdisciplinaridade.
O encontro contou com a participação de Everson Carlos Silva, professor de judô e preparador físico; Elton Fiebig, professor de judô; Pedro Dias, gestor de projetos; Luiz Camilo, professor de judô; Leandro Mazzei, professor universitário; Raul de Mello Senra, professor e delegado regional da Federação Paulista de Judô; e Eduardo Marandola, professor de judô e fisioterapeuta.
Proposta inédita
Além de focar o aperfeiçoamento da proposta anterior, para o 3º Encontro Interestadual de Judô os organizadores buscaram apresentar inovações fundamentadas na multidisciplinaridade e no intercâmbio técnico entre várias modalidades de combate.
Além dos profissionais de judô, foram convidados professores que apresentarão exercícios e técnicas que poderão ser utilizadas e adaptadas ao ensino e treinamento de karatê, wrestling, jiu-jitsu e aikidô. Os professores convidados são Marcos Timóteo (luta greco-romana) e Leonardo Sodré (aikidô).
Um dos mais renomados professores de judô do Brasil, o professor kodansha Floriano de Almeida será um dos palestrantes do encontro e vai falar sobre a didática utilizada no ensino da modalidade focando a base e o alto rendimento.
“Na verdade, vou ministrar clínicas técnicas para os participantes do kangeiko de Tupã desta temporada. Mostrarei aos professores minha forma de ensinar judô e como abordo algumas técnicas para os atletas da base e do alto rendimento. Estou certo de que será um momento de interação, quando mostraremos novas opções para a execução das técnicas”, detalhou Floriano.
Os professores de judô que atuarão no encontro são Floriano Almeida, Elton Quadros Fiebig, Denílson Morais Lourenço (Zóio), Mário Sabino, Raul Senra Bisneto, Eugênio Diniz (coach esportivo), Thiago Takara (fisioterapeuta da seleção brasileira de judô), Everson Carlos da Silva, o Índio (preparador físico e head coach da rústica crossfit), e Bráulio Branco (professor universitário).
Mais uma vez a coordenação geral ficará a cargo do experiente professor Eduardo Domingues Marandola, que além de ensinar judô, é fisioterapeuta e valoriza a multidisciplinaridade das artes marciais.
“Entendemos que nesta edição deveríamos pensar nosso encontro sob um ponto de vista mais amplo. O judô é o esporte de combate mais estruturado no Brasil, devido ao seu pioneirismo e por estar incluído no programa olímpico desde os Jogos de Tóquio 1964. Contudo, acreditamos que todas as formas de luta possuem algo em comum, no campo esportivo e na defesa pessoal. Esta edição do encontro certamente agregará enorme conhecimento a todos os praticantes que buscam ampliar seu domínio sobre este tema tão complexo. Esperamos que o encontro seja um marco na trajetória de todos aqueles que têm suas vidas fundamentadas nos tatamis”, disse Marandola.
Serviço
3º Encontro Interestadual de Judô
Data: 10 a 14 de julho
Local: Associação Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT) – Tupã (SP)
Palestrantes convidados: Marcos Timóteo (luta greco-romana), Leonardo Sodré (aikidô), Floriano Almeida, Elton Quadros Fiebig, Denílson Morais Lourenço (Zóio), Mário Sabino, Raul Senra Bisneto, Eugênio Diniz (coach esportivo), Thiago Takara (fisioterapeuta da seleção brasileira de judô), Everson Carlos da Silva, o Índio (preparador físico e head coach da rústica crossfit), e Bráulio M. Branco (professor universitário).
Formas de pagamento: Pague Seguro ou depósito bancário na Caixa Econômica Federal
Favorecido: Junqueira & Marandola Ltda. – ME
Agência: 0362-0 Tipo de conta: 003 Conta: 00002218-0
Inscrições: vagas limitadas a 200 participantes
Prazo para inscrições: 2 de julho de 2018
Confirmar presença enviando comprovante de depósito via e-mail quallyfisio@hotmail.com ou WhatsApp (14) 98182 765
Ficha para inscrição: favor imprimi-la e apresentar na abertura do encontro devidamente assinada.
Valor: R$ 450,00, incluindo todas as refeições e alojamento. Levar roupa de cama.
Mais informações: Eduardo Marandola – tels. (14) 3491-4498 e 98182-7656 ou quallyfisio@hotmail.com
Kangeiko Tupã
Por PAULO PINTO I Foto BUDÔPRESS
Tupã – SP